NE Notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo (27) um acordo comercial com a União Europeia, estabelecendo uma nova tarifa de 15% sobre os produtos europeus exportados para o mercado norte-americano. O percentual representa uma redução significativa em relação à taxação de 30% que havia sido anunciada anteriormente por Trump.

Ursula von der Leyen e Trump apertando as mãos em acordo comercial da União Europeia com os EUA
@WhiteHouse|X

Além da questão tarifária, o pacto estabelece que o bloco europeu realizará compras expressivas de energia e equipamentos militares dos EUA. O acordo prevê ainda um investimento de US$ 600 bilhões por parte da União Europeia em território norte-americano.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Apesar do avanço, a nova tarifa é considerada por muitos analistas na Europa como um resultado abaixo do esperado, que mirava um acordo tarifário “zero por zero”. Questões importantes, como a taxação sobre vinhos e outras bebidas alcoólicas, ainda não foram definidas.

Este movimento se insere na estratégia da gestão Trump para reequilibrar a balança comercial. Segundo dados do U.S. Census Bureau, o déficit comercial de mercadorias dos EUA com a União Europeia atingiu a marca de US$ 235 bilhões em 2024.

Com a Europa, Trump soma mais um acordo aos já firmados com Reino Unido, Japão, Indonésia e Vietnã, embora o governo não tenha alcançado a meta prometida de “90 acordos em 90 dias”.

CNN Brasil