ASN

No último sábado, 23, às 3h50 da manhã, iniciou a primavera no hemisfério sul e se estende até o dia 22 de dezembro. Conhecida como a estação das flores devido à alta luminosidade e, consequentemente, mais fotossíntese para as plantas, este ano a estação será de temperaturas mais elevadas e estiagem, com máximas de 37º a 38º, principalmente nos municípios do sertão sergipano.

Semac

Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas, Overland Amaral, a primavera é uma estação de características diferentes em seu início e final. “No início, temos resquícios do inverno, com possibilidades de chuvas isoladas e leves, mas no fim, entre outubro e novembro, já assume uma característica semelhante ao verão, com temperaturas mais quentes e maior insolação”, afirma. 

Além disso, pode-se observar ainda os efeitos do El Niño, com o aquecimento das águas do pacífico, propiciando uma alta pressão do ar e nuvens mais dispersas, diminuindo as chuvas na região. Outro fenômeno que será observado no início desta primavera é uma forte onda de calor que passará pelas regiões centrais e norte do país, chegando ao norte de alguns estados do Nordeste, sem incidência no litoral da região nordeste e em Sergipe.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Tais efeitos climáticos observados neste encerramento do inverno e início da primavera são consequências das mudanças climáticas por todo o planeta, que traz um clima de temperaturas mais quentes.  

Dessa forma, Overland Amaral ainda alerta a importância das pessoas se cuidarem nesse período mais quente. “Em uma região tropical, quando há um calor mais forte, difere de um deserto, por exemplo, devido a maior presença do vapor nos trópicos. Sendo assim, é importante hidratar-se bastante e cuidar da saúde”, completa.