A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju notificou 34 estabelecimentos comerciais, entre janeiro e o início de outubro deste ano, por ocupação irregular de vias públicas.

A ação visa coibir o uso indevido de espaços destinados à circulação de veículos e pedestres por bares e restaurantes da capital.
Fiscalizações são motivadas tanto por denúncias da população, que podem ser feitas por meio da Ouvidoria do órgão, quanto por operações de rotina. Em caso de reincidência, a Prefeitura de Aracaju pode adotar medidas mais severas.
“A Prefeitura pode tomar a decisão de recolher mesas e cadeiras e apreender esses equipamentos”, explica o diretor de Trânsito, Julio César Zambon, sobre as consequências para os estabelecimentos que descumprirem as notificações.
Desrespeito
Apesar das ações focadas em bares, leitores de NE Notícias frequentemente relatam que a ocupação irregular de calçadas por veículos, inclusive oficiais e de empresas, continua sendo um problema crônico na cidade.
Alternativa
Para os comerciantes que desejam expandir o atendimento em áreas externas de forma regularizada, a prefeitura oficializou a normatização dos parklets no final de setembro, através do Decreto Municipal nº 8.281/2025.
Essas estruturas permitem a instalação de espaços de lazer e convivência em áreas antes destinadas ao estacionamento de veículos, ao lado das calçadas, oferecendo uma opção segura e legal para bares e restaurantes.
E você, o que acha da fiscalização em Aracaju? A SMTT deve focar nos bares ou também nos carros que ocupam as calçadas? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
NE Notícias, com informações da SMTT
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.