Fiocruz

Referente à Semana Epidemiológica 47 (15 a 21 de novembro), o novo Boletim InfoGripe, produzido pela Fiocruz, aponta para uma possível retomada de crescimento no país, em novembro, dos números de casos e óbitos por Sindrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre os resultados positivos para os vírus respiratórios, cerca de 97,7% são  em consequência do novo coronavirus.

Segundo o coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes, o cenário nacional e regional mostra que o dado semanal de óbitos e casos por SRAG e Covid-19 se encontra na zona de risco e ocorrência de casos semanais muito alta. “Os novos dados indicam interrupção de queda e sinal de retomada de crescimento. Todas as regiões do país encontram-se na zona de risco e com ocorrência de casos muito altas”, observou.

Agência Petrobras / Imagem ilustrativa

Sergipe

Em apenas 6 das 27 unidades federativas observa-se tendência de longo e curto prazo com sinal de queda ou estabilização em todas as respectivas macrorregiões de saúde.

Nos demais 21 estados, que são Acre, Pará, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, há ao menos uma macrorregião estadual com tendência de curto e/ou longo prazo com sinal moderado (probabilidade > 75%) ou forte (probabilidade > 95%) de crescimento.