CUT-SE

Contra a privatização da Deso, o protesto dos trabalhadores da empresa pública, da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do movimento sindical e dos movimentos sociais na Biblioteca Epifâneo Dórea, na tarde desta segunda-feira, dia 18 de dezembro, estragou os planos do governador Fábio Mitidieri de agilizar, sem muito alarde, a privatização da empresa pública estadual que efetua a captação, tratamento, distribuição de água para a população e o saneamento básico de Sergipe.

O movimento sindical denunciou a fraude da promoção de uma audiência pública com pouca divulgação, sem a participação de vereadores dos municípios sergipanos e sem legitimidade nenhuma.

CUT Sergipe|Divulgação

Como resposta ao protesto, representantes do Governo de Sergipe que organizaram a audiência pública transferiram a atividade que estava sendo realizada no auditório da Biblioteca para uma sala, e continuaram a ‘audiência’ de porta trancada, sem permitir a participação dos trabalhadores e da população. O protesto dos trabalhadores continuou por toda a tarde contra a fraude de uma audiência pública ‘de fachada’, realizada sem legitimidade alguma.

“É um absurdo o que aconteceu aqui. Ver os trabalhadores sendo excluídos do debate. Ver uma audiência pública de fachada acontecendo de portas fechadas. Isso é uma afronta contra o povo sergipano. Fábio Mitidieri, respeite o povo. Resistiremos!”, declarou a dirigente nacional da CUT, professora Ivonete Cruz.

O presidente do SINDISAN explicou que a audiência foi publicada no Diário Oficial numa semana com feriados, o que impossibilitou a devida divulgação, como também impediu a contestação judicial. Mesmo assim, o Sindisan ingressou com uma ação para anular a audiência pública.

“A presença forte da nossa categoria denunciou a fraude desta audiência, onde é flagrante a ausência da população sergipana, a ausência da classe de prefeitos dos municípios sergipanos e a ausência dos vereadores. A Procuradoria Geral do Estado decidiu apresentar numa sala fechada o projeto de lei que dá celeridade à privatização da Deso. Deixou de ser uma audiência pública. Estão transformando a água em mercadoria. Isso é golpe” registrou Sílvio Sá, presidente do SINDISAN.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, destacou a solidariedade de vários sindicatos  e movimentos sociais presentes tais como o SINDOMÉSTICO, SINTECT/SE, SINTESE, SACEMA, SINDIJUS, MST, MTST, além do vereador de Aracaju Camilo Daniel, o deputado federal João Daniel e dos deputados estaduais Georgeo Passos e Linda Brasil.

“Essa audiência pública foi convocada de forma indevida apostando na desmobilização pelas festas de fim de ano e pela publicação numa semana de feriado. Deveriam acontecer 13 audiências públicas porque a Deso é composta por 13 blocos. Fábio Mitidieri quer privatizar a Deso sem debate e propõe uma audiência como esta. Por isso não concordamos com essa audiência pública. Ela não devia estar ocorrendo. A gente não pode permitir que essa farsa continue ocorrendo”, declarou o presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva.

FRENTE SERGIPANA EM DEFESA DA DESO PÚBLICA

Nesta terça-feira, dia 19, às 7h30, na sede do SINDISAN, a luta contra a privatização da Deso continua com Café da Manhã e lançamento da FRENTE SERGIPANA EM DEFESA DA DESO PÚBLICA em parceria com o mandato do deputado federal João Daniel.

Lá o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, fará uma apresentação de dados para mostrar a realidade econômica superavitária da DESO. Sílvio vai explicar porque é inviável o modelo de privatização via concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à iniciativa privada, como pretende o Governo de Sergipe.