O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou sua previsão climática para o mês de setembro, indicando um cenário de temperaturas acima da média na maior parte do Brasil e chuvas concentradas principalmente na Região Sul (tom em azul no mapa).

No Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, a expectativa é de volumes de chuva próximos à média histórica. As exceções ficam por conta do sudeste de São Paulo e sul de Minas Gerais, que podem ter volumes até 50 mm acima da média, e da costa da Bahia, que pode registrar chuvas abaixo do esperado.
Já na Região Sul, são previstos acumulados de chuva acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para a divisa entre as mesorregiões do Noroeste e o Nordeste Rio-Grandense, onde os volumes podem superar os 200 mm no mês.
Temperatura
A previsão aponta para temperaturas acima da média em grande parte do país, com destaque para áreas do Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, onde os termômetros podem ficar até 1,5 °C acima do normal.
No Nordeste, as temperaturas também devem ficar acima da média, variando entre 22 °C e 27,5 °C (tom em amarelo no mapa). No Sul, o calor será mais ameno, com temperaturas próximas à média, enquanto o Centro-Oeste registrará temperaturas médias acima de 22,5 °C.
Possíveis Impactos na Agricultura
O cenário climático impacta diretamente o agronegócio. Veja a previsão para cada região:
- Norte: O calor e a chuva irregular podem gerar estresse hídrico em culturas como cacau e açaí, além de afetar as pastagens.
- Nordeste: As chuvas dentro da média devem beneficiar as safras de feijão e milho. Contudo, na Bahia e no Rio Grande do Norte, a combinação de menos chuva e mais calor pode prejudicar lavouras e pastagens.
- Centro-Oeste: O tempo mais seco beneficia a colheita de milho e algodão, mas exige atenção com a irrigação para o plantio da soja e do feijão, devido às altas temperaturas.
- Sudeste: A condição favorece a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas o calor intenso pode acelerar o ciclo das plantas e exigir maior manejo de água no plantio de soja e milho.
- Sul: O excesso de umidade pode dificultar a semeadura de culturas de inverno como trigo e aveia, mas tende a ser positivo para as lavouras que já estão em fase de desenvolvimento.
NE Notícias, com informações do INMET
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.