NE Notícias

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou sua previsão climática para o mês de setembro, indicando um cenário de temperaturas acima da média na maior parte do Brasil e chuvas concentradas principalmente na Região Sul (tom em azul no mapa).

Setembro 2025: calor e chuva acima da média, diz INMET
Previsão de anomalias de precipitação e temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de setembro de 2025

No Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, a expectativa é de volumes de chuva próximos à média histórica. As exceções ficam por conta do sudeste de São Paulo e sul de Minas Gerais, que podem ter volumes até 50 mm acima da média, e da costa da Bahia, que pode registrar chuvas abaixo do esperado.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Já na Região Sul, são previstos acumulados de chuva acima da média em praticamente todos os estados, com destaque para a divisa entre as mesorregiões do Noroeste e o Nordeste Rio-Grandense, onde os volumes podem superar os 200 mm no mês.

Temperatura

A previsão aponta para temperaturas acima da média em grande parte do país, com destaque para áreas do Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais, onde os termômetros podem ficar até 1,5 °C acima do normal.

No Nordeste, as temperaturas também devem ficar acima da média, variando entre 22 °C e 27,5 °C (tom em amarelo no mapa). No Sul, o calor será mais ameno, com temperaturas próximas à média, enquanto o Centro-Oeste registrará temperaturas médias acima de 22,5 °C.

Possíveis Impactos na Agricultura

O cenário climático impacta diretamente o agronegócio. Veja a previsão para cada região:

  • Norte: O calor e a chuva irregular podem gerar estresse hídrico em culturas como cacau e açaí, além de afetar as pastagens.
  • Nordeste: As chuvas dentro da média devem beneficiar as safras de feijão e milho. Contudo, na Bahia e no Rio Grande do Norte, a combinação de menos chuva e mais calor pode prejudicar lavouras e pastagens.
  • Centro-Oeste: O tempo mais seco beneficia a colheita de milho e algodão, mas exige atenção com a irrigação para o plantio da soja e do feijão, devido às altas temperaturas.
  • Sudeste: A condição favorece a colheita do café e da cana-de-açúcar, mas o calor intenso pode acelerar o ciclo das plantas e exigir maior manejo de água no plantio de soja e milho.
  • Sul: O excesso de umidade pode dificultar a semeadura de culturas de inverno como trigo e aveia, mas tende a ser positivo para as lavouras que já estão em fase de desenvolvimento.

NE Notícias, com informações do INMET