NE Notícias

O Serviço Veterinário Oficial (SVO), do Ministério da Agricultura e Pecuária, está investigando seis casos suspeitos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em granjas comerciais no Brasil.

Um dos focos sob investigação está localizado no município sergipano de Gracho Cardoso, conforme dados atualizados na manhã desta segunda-feira (19).

Sergipe investiga caso suspeito de gripe aviária em granja de Gracho Cardoso
Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) |Reprodução

Na última quinta-feira (15), foi confirmado o primeiro caso da doença em uma granja comercial brasileira, na cidade de Montenegro (RS). Desde 2006, o vírus da gripe aviária circula principalmente em países da Ásia, África e no norte da Europa.

O risco de transmissão para humanos é considerado baixo e geralmente restringe-se a tratadores ou profissionais que mantêm contato intenso com aves infectadas. De acordo com o Ministério da Agricultura, o consumo de carne de aves e ovos segue seguro, sem risco para o consumidor final.

Recomenda-se que aves mortas ou com sintomas não sejam manipuladas.

Os principais sintomas em aves incluem sinais respiratórios e neurológicos, dificuldade para respirar, secreção ocular, andar cambaleante, torcicolo, giros em torno do próprio eixo e alta mortalidade súbita.

Bloco de Redes Sociais