Portal Solar

Sergipe deverá sediar o segundo maior parque de geração de energia fotovoltaica do mundo, ficando atrás apenas do Tengger Desert Solar Park, na China. A instalação deverá acontecer no município de Canindé de São Francisco, que já possui licença ambiental prévia da área onde a usina será construída.

Carl Attard / Pexels

O projeto, cuja iniciativa é da Enesf – Energias do São Francisco, consórcio formado por empresas e investidores que acreditam no potencial energético do estado, está sendo desenvolvido há dois anos. “Trata-se de um projeto de energia solar, com 1,2 mil megawatts de capacidade instalada, maior do País em energia solar e possivelmente um dos maiores do mundo” disse à imprensa o diretor de novos negócios da Enesf, Felipe Koefender. “Nós estimamos um investimento total em torno de R$ 5 bilhões para todos os 1,2 mil MW”, acrescentou.

As primeiras etapas para concretização do parque de energia solar em Sergipe já estão em execução. Entre as ações concretizadas, está a instalação da estação para medição solarimétrica e estudos ambientais que favoreceram a licença ambiental prévia. Além disso, já foram arrendados 2,4 mil hectares, área que comportará todos os geradores fotovoltaicos, além da conclusão do projeto básico de engenharia.

A expectativa é que a instalação completa do parque de energia solar ocorra no menor espaço de tempo possível. Uma das ações que pode favorecer nesse resultado é o leilão do governo federal, que acontecerá no mês de outubro. “É fundamental, porque é a maneira, no Brasil, que se comercializa, no ambiente regulado, a energia gerada por esses tipos de projetos.

Nós cadastramos na EPE – Empresa de Pesquisa Energética, 600 megawatts. Acreditamos que podemos ter um resultado bastante importante no leilão”, afirmou Koefender. “Em um primeiro momento a ideia é avaliar o mercado a partir do leilão para, então, viabilizar a construção do projeto.”