Federação Sergipana de Futebol

Está tudo pronto para o clássico deste domingo (12), entre Confiança e Sergipe na Arena Batistão, no que diz respeito ao quesito segurança. Dirigentes da Federação Sergipana de Futebol (FSF), comandante da Policia Militar, presidentes de Sergipe e Confiança, chefe da segurança privada e administração da arena, se reuniram na manhã desta terça-feira no Quartel Central da PM. Algumas outras medidas serão aplicadas durante todo o ano, nas diversas competições que acontecerão em Aracaju nesta temporada.

Na oportunidade, o presidente da FSF, Milton Dantas, destacou a parceria entre a entidade e a PM-SE, ação que reduziu em mais de 90%, os incidentes envolvendo as partidas de futebol no ano passado. Durante reunião foram definidas também, as estratégias de segurança para a temporada 2020.

– Graças ao trabalho e à colaboração da Polícia Militar, alcançamos excelentes resultados na segurança dos jogos envolvendo os clubes sergipanos. Precisamos a partir de agora, reforçar as nossas estratégias, para que tenhamos uma temporada ainda mais segura no calendário deste ano – explicou o presidente da FSF, Milton Dantas.

Ficou definido na reunião que, especialmente para esse jogo de domingo, a PM disponibilizará um contingente de 200 homens para o policiamento ostensivo dentro e no entono da Arena Batistão. Esses homens terão à sua disposição todos os equipamentos necessários para o policiamento, inclusive com a utilização de drones. O equipamento está em uso desde a temporada passada e fará o monitoramento das imagens em tempo real, com o total registro das ações.

SSP / Divulgação

A PMSE garantiu a presença em todos os eventos esportivos promovidos pela FSF, iniciando com o Campeonato Sergipano de Futebol, que se inicia neste sábado, 11, com partidas realizadas na capital e no interior do estado. A PM se fará presente nos jogos da Copa do Nordeste, Copa do Brasil e campeonatos Brasileiros das Séries B e D.

– A Polícia Militar tem prestado um serviço de excelência à sociedade sergipana e, em especial, aos nossos torcedores, que podem levar as suas famílias aos estádios com mais tranquilidade”, concluiu Milton Dantas.

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, afirmou que a Corporação está preparada para garantir a segurança dos torcedores, atletas e profissionais envolvidos nas competições, com o objetivo de manter o estado como referência em segurança pública. “Essa parceria entre a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública e a Federação de Futebol tem dado bons resultados. Graças a Deus, hoje somos referência nacional em termo de segurança, para as pessoas que frequentam os estádios”, revelou o Coronel Marcony Cabral.

De acordo com o comandante da PMSE, o esquema de segurança tem início muito antes da realização das partidas, passando pelos entornos dos estádios, terminais de ônibus e ruas adjacentes, até a segurança dos atletas e dos profissionais da imprensa. “Nós temos essa preocupação e isso tudo resulta em um planejamento muito cuidadoso, para que possamos manter os bons resultados e as pessoas possam ir aos estádios com segurança”.

Entre as medidas para domingo ficou confirmada a proibição da queima de fogos dentro do estádio, que os portões do estádio serão abertos às 14h00 e a venda de ingressos nas bilheterias Batistão começa às 9h00 do domingo, nas bilheterias localizadas no acesso as cadeiras da Arena Batistão.

SSP / Divulgação

Por fim, foi acordado entre os órgãos de segurança e os dirigentes de clubes, que para melhor controle, a torcida do time perdedor deixará o estádio em um primeiro momento, a torcida vencedora, deixará o estádio entre 20 e 30 minutos depois. Em caso de empate, a torcida do Confiança que detém o mando do jogo, sairá por último do estádio.

Participaram da reunião entre outros, o Coronel Marcony Cabral, Cel. Neto, Cel. Fábio Rollemberg e capitão Eron, representantes da PMSE. Milton Dantas presidente da FSF, Ernan Sena e Hyago França, presidentes de Sergipe e Confiança respectivamente, Sidrack Marinho, representando a Superintendência Especial de Esportes, e o Cel. Magno Silvestre, da segurança privada.