Seduc-SE

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Educação Profissional (Sepro), publicou nesta terça-feira, 26, um novo calendário retificando as datas de oito editais para o processo seletivo de cursos profissionalizantes. As inscrições passam a ser até o dia 27 de julho, com comprovação de inscrição neste mesmo dia, e divulgação do resultado em 29 de julho. Os candidatos classificados deverão realizar a matrícula no período de 29 de Julho a 1º de agosto de 2022.

Ao todo estão sendo ofertadas 980 vagas em 11 cursos subsequentes. Em todas as oito unidades de ensino. Nesta última data (27/07), os candidatos devem fazer a entrega dos documentos, juntamente com o comprovante de inscrição na unidade de ensino. Todos os editais poderão ser conferidos por completo no portal oficial da Seduc.

Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas, o candidato deve ter idade mínima de 16 anos; ensino médio concluído; disponibilidade de frequentar as aulas presenciais ou on-line, no modelo híbrido, com aulas síncronas e assíncronas no turno selecionado; e apresentar o certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio com as médias das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática para apuração da média aritmética. Será preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, Certificado de conclusão do Ensino Médio, e comprovante de residência (Energia).

Já os candidatos selecionados deverão apresentar, no ato da matrícula: histórico de conclusão do Ensino Médio; duas fotografias 3×4 recentes; e xerox da carteira de identidade, comprovante de residência atualizado com CEP (Energia), CPF, título de eleitor e comprovante de votação (para maiores de dezoito anos), certificado de reservista (sexo masculino); além de assinar o termo de compromisso.

Cursos

O Centro Estadual de Educação Profissional Maria Fontes de Faria (Dona Marieta), no município de Boquim, vai ofertar 45 vagas para o curso técnico em Segurança do Trabalho, no turno da noite, com duração de 18 meses. Já o Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju, está ofertando 280 vagas, sendo 40 para técnico em secretaria escolar (noturno), 120 para técnico em cuidados com idosos (entre os turnos matutino, vespertino e noturno), e 120 para técnico em nutrição e dietética (manhã, tarde e noite). Os cursos terão a duração de um ano e meio. O Centro de Excelência de Educação Profissional Governador Seixas Dória, em Nossa Senhora do Socorro, está com processo seletivo aberto para 60 vagas para o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde, no turno da noite, com duração de até dois anos. Para essas três unidades de ensino, o início das aulas está previsto para o dia 2 de agosto.

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, está com inscrições abertas para os cursos técnicos de Agente Comunitário em Saúde (noite), Informática para Internet (manhã), Hospedagem (noite) e Redes de Computadores (noite), cada um com 40 vagas, somando ao todo 160 vagas disponíveis. Os cursos terão a duração de um ano e meio. Já o Colégio Estadual Professor João de Oliveira, em Poço Verde, está ofertando 30 vagas para o curso técnico em Redes de Computadores (noturno), com duração de um ano e meio. Na região do Baixo São Francisco, o Centro de Excelência Joana de Freitas Barbosa, em Propriá, está ofertando 140 vagas para o curso técnico em Administração, sendo 70 pela manhã e 70 pela noite, com duração de um ano e meio. No Centro de Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, em Neópolis, são ofertadas 105 vagas em Técnico em Alimentos, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Administração. Já o Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, em Simão Dias, está com 160 vagas abertas, sendo 90 para o curso técnico em Comércio (manhã, tarde e noite), e 70 para o curso técnico em Segurança do Trabalho (manhã e tarde). A duração é de um ano e meio. Para essas quatro unidades de ensino, a previsão do início das aulas é 15 de agosto.