NE Notícias

O Ministério da Saúde lançou edital inédito [veja mais abaixo] voltado ao provimento e formação de médicos já especialistas em todo o Brasil. A chamada pública integra o programa Agora Tem Especialistas, cuja meta é reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Médica segurando a mão de uma paciente
Reprodução

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “pela primeira vez, o Ministério da Saúde lança um programa com o intuito de trazer médicos especialistas para a Atenção Especializada da rede pública de saúde”.

As inscrições vão de 28 de julho a 10 de agosto, por meio da plataforma da UNA-SUS. O início das atividades dos selecionados está previsto para setembro.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ao todo, são ofertadas 635 vagas imediatas e outras 1.143 para formação de cadastro reserva, totalizando 1,7 mil oportunidades em áreas prioritárias e locais do país onde há maior carência de profissionais especialistas.

O programa visa ainda fomentar o aprimoramento contínuo desses médicos, que atuarão em unidades públicas com supervisão.

Os cursos terão 16 horas semanais de prática assistencial em hospitais e policlínicas da rede pública, combinadas a 4 horas de atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões presenciais em serviços de referência, como oncologia e ginecologia. Cada formação terá duração de 12 meses.

Os cursos serão conduzidos por profissionais renomados de hospitais do PROADI-SUS e da Rede Ebserh.

Acesse o edital


NE Notícias, com informações do Ministério da Saúde