NE Notícias

O senador Rogério Carvalho (PT), segundo o jornal Folha de São Paulo, deu “voto decisivo” para a aprovação do Orçamento Secreto no Congresso Nacional.

Publicou a Folha de São Paulo e seus segmentos na Internet:

Após ter sido aprovada por larga margem de votos na Câmara dos Deputados, a proposta enfrentou um ambiente mais difícil no Senado. A aprovação se deu por 34 votos a favor e 32 contrários. Ou seja, seu voto foi decisivo para a vitória da proposta.

Nesta terça-feira (30), a presidente nacional do PT divulgou uma nota criticando a postura e o voto de Rogério Carvalho. Ressaltou que o parlamentar contrariou a orientação da bancada no Senado.

“O PT defende a transparência, a publicidade e a responsabilidade com o país na destinação de emendas orçamentárias, na mesma linha do que foi decidido pelo Supremo Tribunal Federal, não cabendo ao relator do Orçamento dispor de recursos bilionários para distribuir aos parlamentares”, afirma o texto.

E então acrescentou que o voto isolado é um “fato grave” e que “não se justifica”.

“Denunciamos e combatemos o orçamento secreto pelos danos que causa ao país e ao equilíbrio democrático, em sintonia com o sentimento da sociedade. A resolução aprovada ontem volta-se contra esses princípios constitucionais. O voto isolado do senador é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país”, conclui o texto.

No site de O Globo (30/11/2021 • 11:17), foi publicado:

Em nota publicada durante a tarde, a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), reiterou o posicionamento contrário ao projeto e afirmou que o voto do parlamentar “é um fato grave, que não se justifica diante das manifestas posições do partido sobre questão fundamental para o país”. 

Carvalho foi o único dos seis senadores do PT a dar um voto favorável à proposta, o que se tornou tema nas redes sociais durante toda a madrugada. Alguns perfis chegaram a pedir a expulsão do parlamentar do partido, e outra publicação lembrou que o sergipano “seguiu” o voto de Flávio Bolsonaro (Patriota).

O jornal O Globo (23/12/2021 – 03:30 / Atualizado em 23/12/2021 – 08:27) publicou o seguinte:

O maior beneficiário foi o senador Rogério Carvalho (PT-SE), que indicou R$ 17 milhões a Sergipe, seu Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Em novembro, Carvalho entrou em conflito com a direção do PT ao votar a favor do projeto que regulamentava o orçamento secreto.

Ele se justificou, dizendo que a proposta foi apresentada pela Mesa Diretora do Senado, da qual faz parte.

— Na época, eu não sei qual foi o mecanismo. Eu sei que foi liberado para a gente um valor extra, como todo o ano acontece. Eu era líder — disse Carvalho.