AAN

Historicamente, maio é o mês mais chuvoso, na capital sergipana, no entanto, neste ano, o volume de chuva registrado veio com características diferentes, superando o esperado. A média histórica é de 275 milímetros, entretanto, até a manhã desta terça-feira, 23, já foram registrados 455 milímetros, sendo que, nos últimos cinco dias, choveu mais que o previsto para todo o mês, um total de 282 milímetros. 

Desde o dia 18, quando as chuvas começaram a se intensificar, equipes que integram o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju reforçaram o monitoramento por toda a cidade e, a partir dos dados computados, ações preventivas foram desencadeadas, a exemplo da retirada de famílias do Largo da Aparecida, antes mesmo do transbordamento do Rio Poxim, no início da manhã desta terça. 

Sergio Silva ⏐ AAN

Do dia 21 até as 11h de hoje, a Defesa Civil de Aracaju acompanhou a notificação de 66 ocorrências, entre elas 13 alagamentos, dois desabamentos, um risco de deslizamento de terra, cinco deslizamentos de terra, sete riscos de queda de árvores, quatro quedas de árvores e 26 avaliações de risco estrutural. Das ocorrências, foram realizadas três interdições totais de imóveis e quatro parciais. 

Rio Poxim

De maneira preventiva, equipes da Defesa Civil, Emsurb e Assistência Social iniciaram, no início da manhã de hoje, a retirada das famílias afetadas pela cheia do Rio Poxim, no Largo da Aparecida, região do bairro Jabotiana. 

O Largo possui cerca de 250 famílias, destas em torno de 140 podem ser afetadas, sendo que 34 famílias são prioridades para a remoção, ou seja, aquelas compostas por idosos, pessoas com deficiência, acamados, gestantes ou com filhos pequenos.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Alerta e acompanhamento

Em caso de situação de risco, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. 

Para realizar o cadastro e receber as mensagens de alerta da Defesa Civil basta enviar um mensagem SMS para o número 40199, indicando no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço instarain.com.br/climaju/, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da cidade.