O presidente Lula desponta como favorito para a disputa presidencial de 2026, vencendo qualquer candidato do campo da direita caso as eleições fossem hoje e sem a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro. É o que aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (16).

O levantamento testou cinco cenários para um eventual segundo turno. Na simulação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL), recentemente anunciado como pré-candidato com o apoio do pai, Lula lidera com 46% das intenções de voto, contra 36% do senador.
Já em um embate contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista aparece com 45%, enquanto Tarcísio soma 35%.
A vantagem do atual presidente se mantém contra outros governadores de direita. No confronto com Ratinho Jr (PSD), do Paraná, Lula tem 45% contra 35%. Contra Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, o placar é de 45% a 33%. Diante de Ronaldo Caiado (União), de Goiás, Lula marca 44% contra 33%.
No primeiro turno, Flávio Bolsonaro aparece à frente dos demais nomes da direita, mas ainda assim perde para Lula em todos os cenários estimulados.
Aprovação do Governo
Além do cenário eleitoral, a Quaest mediu a temperatura da atual gestão. Segundo a pesquisa, 48% dos eleitores dizem aprovar o governo, enquanto 49% desaprovam e 3% não souberam opinar.
Os números indicam uma oscilação dentro da margem de erro em relação a novembro, quando a aprovação era de 47% e a desaprovação de 50%. Quando questionados sobre a avaliação da administração petista, 34% a classificam como “positiva”, 38% como “negativa” e 25% a consideram “regular”.
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.004 eleitores entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
➥ Veja levantamento na íntegra aqui
NE Notícias, da redação

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.