A Delegacia Especial de Turismo (Detur), com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), prendeu cinco homens em flagrante na última quarta-feira (23) em Aracaju. Eles são suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em aplicar golpes de estelionato contra idosos em diversos estados brasileiros.

A ação ocorreu após denúncias sobre atividades suspeitas em casas lotéricas da capital sergipana. Os presos são naturais de Jequié, no interior da Bahia.
Segundo a delegada Gisele Martins, da Detur, a investigação começou quando a unidade recebeu relatos sobre comportamentos incomuns em lotéricas da cidade. “Recebemos informações de que havia um grupo de pessoas atuando em algumas casas lotéricas da cidade. Essa atuação chamou a atenção dos proprietários e funcionários por conta de um comportamento diferenciado dos demais clientes”, explicou [veja imagens mais abaixo].
O grupo mantinha contato com vítimas idosas, residentes em vários estados do país, principalmente no Distrito Federal, e aplicava golpes como o do falso advogado. Dentro da ação delituosa, os criminosos iam até casas lotéricas de Aracaju, solicitavam QR Codes de pagamento, encaminhavam às vítimas e, posteriormente, retornavam ao local para sacar os valores.
Para não chamar atenção, os criminosos se revezavam nas lotéricas. “Eles simulavam ser clientes habituais e estavam realizando saques via Pix de quantias próximas ao teto, que é de R$ 5 mil”, detalhou a delegada. Quando não conseguiam sacar os valores, transferiam os recursos para contas de terceiros, geralmente vinculadas à Caixa Econômica Federal, e depois dividiam o dinheiro entre os membros do grupo.
Durante a ação policial, foram apreendidos comprovantes de movimentações financeiras que ultrapassaram R$ 100 mil em poucos dias. Os cinco suspeitos foram presos em flagrante e vão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
A investigação segue em andamento para identificar outras possíveis vítimas e envolvidos.
NE Notícias, com informações da Polícia Civil
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.