Petrobras

Com apoio da Petrobras, o projeto Juventude e Cidadania finalizou mais uma etapa nesta quarta-feira (31/07), com a cerimônia de entrega de 207 certificados a jovens e adultos que participaram dos onze cursos oferecidos – confeiteiro, eletricista, cabelereiro, manicure, designer de estamparia, artesanato e frentista, entre outros. Realizado pelo Instituto Rahamim, no município de Laranjeiras (SE), o projeto busca qualificação profissional para estimular o empreendedorismo e o surgimento de novos pequenos negócios, por meio de cursos profissionalizantes.

Laaura Schatzmann / intercambista

O projeto integra a carteira do Programa Petrobras Socioambiental e visa contribuir para o desenvolvimento local e para o relacionamento com as comunidades do entorno da Fafen-SE, atualmente em hibernação. Para Islaine Félix, formanda do curso de cabeleireira, essa é a oportunidade de formalizar o seu negócio. “Recentemente eu montei um salão em casa e me considero uma pessoa de sorte por ter feito esse curso de forma gratuita. Minha expectativa é me qualificar ainda mais”, conta.

Já a Joice Souza, aluna do curso de artesanato e biscuit e moradora do povoado quilombola da Mussuca ressaltou a oportunidade de obter uma fonte de renda extra. “ Comecei a produzir biscuit e já recebi encomendas de bonecos representando o grupo folclórico São Gonçalo. Também já comecei a comercializar chaveiros, ímãs de geladeira e bonequinhos”, explica ela.

Desde o início da parceria com a Petrobras, em novembro de 2018, o projeto Juventude e Cidadania capacitou para o mercado de trabalho 273 pessoas, entre jovens e adultos das zonas rural e urbana de Laranjeiras. Até o final de 2019, o projeto irá oferecer, de forma gratuita, mais 14 cursos nas áreas de gastronomia, embelezamento, eletricidade, vendas e  informática para os moradores da região. 

A gerente setorial de Suporte Operacional da Fafen-SE, Rosa Maria Fernandes Feitosa, ressalta que “através dessa parceria, que tem muita importância para os jovens aqui de Laranjeiras, a Petrobras deixa um legado para os municípios e para a população, que tem a oportunidade de se qualificar profissionalmente e buscar novas possibilidades de renda”.

Sobre o Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental patrocinamos projetos, em parceria com organizações da sociedade civil, colaborando para a conservação do meio ambiente e para a melhoria das condições de vida no entorno das nossas operações.

Nossa carteira atual é composta por 101 projetos socioambientais em 20 estados brasileiros. Estimamos que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas por meio de atividades como educação ambiental, esporte educacional, educação complementar no contra turno escolar, formação de professores e gestores públicos em metodologias desenvolvidas, além da atuação de diversos profissionais na gestão, pesquisa e condução dos projetos.