MP Sergipe

Os inscritos para o XXI Concurso Público para o Provimento de Vagas e a Formação de Cadastro Reserva no Cargo de Promotor de Justiça Substituto do Ministério Público de Sergipe se submeteram, neste domingo, 24, a primeira fase do certame, com a aplicação das provas objetivas. Foram três locais de aplicação das provas: Faculdade Pio Décimo, nos blocos A e B; Escola Estadual Professor Benedito Oliveira, no conjunto Orlando Dantas, e o Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, no bairro Grageru.

Os candidatos tiveram das 13h às 18h para concluírem a prova objetiva, com devido preenchimento do gabarito. Ao todo, havia 3.196 pessoas inscritas e aptas a concorrência pelas 05 vagas disponibilizadas para o cargo de Promotor de Justiça, distribuídas em 03 para ampla concorrência; 01 reservada para pessoas com deficiência; e 01 reservada para pessoas negras. 

Durante a primeira fase do concurso, o MPSE atuou para assegurar a tranquilidade e segurança na aplicação das provas, através do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A banca organizadora é a Cebraspe, que divulgará os resultados e próximas etapas do concurso através do seu site. 

> Atuação da Comissão

A Comissão do Concurso também verificou a execução da primeira fase nas três unidades de aplicação das provas, através do Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto (Presidente da Comissão); do Promotor de Justiça Newton Silveira Dias Júnior; da Promotora de Justiça Verônica de Oliveira Lazar; do Magistrado do TJSE, Fernando Clemente; da Jurista e Membro da Academia Sergipana de Letras Jurídicas, Adélia Moreira Pessoa; e dos Promotores de Justiça Carlos Henrique Siqueira Ribeiro (Secretário), Cecília Nogueira Guimarães Barreto, Márcia Jaqueline Oliveira Santana e Alexandre Albagli. 

Também acompanharam os trabalhos o Secretário-Geral do MPSE, Etélio de Carvalho Prado Júnior e o Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Nilzir Soares Vieira Júnior.

> Fases do Concurso

A seleção compreenderá as seguintes fases: prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório; provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; sindicância de vida pregressa; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; prova de tribuna, de caráter classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório. As duas primeiras serão de responsabilidade do Cebraspe, e as demais, de responsabilidade do MPSE.

Todas as fases do concurso, a avaliação biopsicossocial dos candidatos que se inscreveram como pessoas com deficiência e o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas às pessoas negras serão realizados na cidade de Aracaju/SE.