NE Notícias

A primavera começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta segunda-feira (22), às 15h19, e deve trazer temperaturas acima da média para todo o Brasil. A estação, que vai até 21 de dezembro, funciona como um período de transição entre a seca e a estação chuvosa na maior parte do país, com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicando variações de chuva entre as regiões.

Flores representando a primavera em Sergipe
Marcos Rodrigues / Sedurbs

Este período é marcado pela convergência de umidade vinda da Amazônia, que define a qualidade do período chuvoso nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Previsão do tempo para os próximos meses

  • Norte e Nordeste: A previsão aponta para chuvas abaixo da média histórica no interior do Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia) e em grande parte da Região Norte. No entanto, o litoral nordestino e áreas do Amazonas, Acre e Amapá podem registrar chuvas acima da média. As temperaturas ficarão mais quentes em ambas as regiões, elevando o risco de queimadas na Amazônia, principalmente em outubro.
Primavera 2025 começa com calor acima da média em todo o país
Mapa à esquerda representa a precipitação (chuva) e à direita, temperatura média do ar para o trimestre outubro, novembro e dezembro. Período de referência: 1981 – 2010|INMET
  • Centro-Oeste e Sudeste: O retorno das chuvas deve ocorrer a partir de outubro, com volumes próximos ou acima da média. A regularização das precipitações é essencial para a recuperação dos níveis de umidade do solo. As temperaturas também permanecerão acima do normal.
  • Sul: A expectativa é de chuvas próximas à média histórica. Já as temperaturas devem ficar acima da média climatológica em toda a região, com destaque para o centro-oeste do Rio Grande do Sul.

Impactos da chuva na safra 2025/2026

O início da primavera coincide com a possibilidade de formação do fenômeno La Niña, que tende a reduzir as chuvas no Sul e aumentá-las no Norte e Nordeste. O monitoramento é essencial para o planejamento agrícola.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A previsão de chuvas irregulares traz cenários distintos para o agronegócio. No interior do Nordeste, a falta de chuva pode comprometer o plantio da soja na região do MATOPIBA [Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia]. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o retorno gradual das chuvas a partir de outubro é fundamental para garantir o desenvolvimento das lavouras de soja e milho.

Para a Região Sul, as chuvas próximas da média podem beneficiar o início da safra de grãos. No entanto, a umidade elevada preocupa os produtores de trigo, pois coincide com a fase de florescimento, aumentando o risco de doenças fúngicas nas espigas.

Veja previsão do Climatempo:

Climatempo

NE Notícias, com informações do INMET