NE Notícias

A crie na Previdência dos servidores estaduais em Sergipe é uma das mais graves do País.

É o que diz a Rede Apoie a Reforma, grupo formado por 80 instituições brasileiras.

Para o grupo, os Estados que têm necessidade mais urgente de solução são: Alagoas, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. 

O grupo informa que, entre 2016 e 2017 (não para de piorar), o déficit da Previdência, em Sergipe, chegou a R$ 1,05 bilhões, correspondendo a 15,3% da Receita Corrente Líquida (soma das receitas tributárias de um Governo, referentes a contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias e de serviços, deduzidos os valores das transferências constitucionais.)

A rede defende a inclusão dos Estados e municípios na Reforma da Previdência do Governo Federal:

“Atualmente, Sergipe gasta cerca de 64% das receitas correntes líquidas com o pagamento da folha. Tendo em vista a idade média de 44,7 anos, analisadas em 2017, dos servidores ativos, nos próximos anos, um percentual considerável destes irá se aposentar e pressionar ainda mais os gastos públicos. No entanto, com a inclusão dos Estados e Municípios na Reforma, estima-se que nesse período a economia do Governo Estadual de Sergipe será de R$ 5 bilhões, um montante absolutamente necessário para a manutenção da máquina pública”.