SSP/SE

A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/Depatri), cumpriu mandado de prisão preventiva no Rio de Janeiro contra um investigado por estelionato eletrônico.

Preso no Rio suspeito de golpe da 'falsa central bancária' em Aracaju
Reprodução

A ação, realizada com apoio da DRCI do Rio, mirou um esquema conhecido como “falsa central bancária”. Ordem judicial partiu da Comarca de Aracaju.

Segundo o delegado Érico Xavier, a vítima foi induzida por mensagens de um falso funcionário de banco a realizar procedimentos no celular, permitindo o acesso dos criminosos à conta [vídeo mais abaixo].

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

“A vítima recebeu mensagens de uma pessoa que se passava por funcionário de instituição financeira, induzindo-a, por meio de engenharia social”, explicou o delegado.

Além da prisão, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Os agentes encontraram celulares (incluindo o usado no golpe), cartões de terceiros, dispositivos eletrônicos e cerca de R$ 50 mil em espécie. Este valor será destinado à reparação integral do prejuízo da vítima.

O diretor do Depatri, André Baronto, alertou que bancos nunca pedem senhas ou transferências por telefone. “Ao receber esse tipo de contato, a orientação é encerrar imediatamente a ligação e procurar o banco por canais oficiais”, orientou.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos. Denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio do Disque-Denúncia 181, com garantia de sigilo absoluto.

Veja as imagens:


NE Notícias, com informações da SSP