Instituto Butantan

As máscaras já viraram um objeto do cotidiano. E talvez você tenha ouvido algumas pessoas discutirem se elas são, de fato, eficazes para controlar a circulação do vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. E a resposta é sim! A utilização da máscara está diretamente relacionada ao combate ao coronavírus, pois ela ajuda a bloquear as gotículas que carregam o vírus e que saem da boca e do nariz das pessoas infectadas quando elas tossem, espirram ou falam. 

A máscara serve como um bloqueio para que o vírus não seja transmitido para outra pessoa nem contamine objetos por perto. Ela é totalmente segura para quem a usa, mas é preciso higienizá-la a cada utilização ou jogá-la no lixo, se ela for descartável. E ao contrário do que alguns dizem, as máscaras não causam hipóxia (diminuição do nível de oxigênio no corpo), porque não impedem a passagem do ar.

É importante que todos usem máscara porque muitas pessoas são infectadas pelo novo coronavírus e não apresentam nenhum sintoma, mas transmitem o vírus para outras. Até mesmo quem já foi vacinado precisa usar: as vacinas protegem contra os sintomas, mas não contra a infecção – ou seja, uma pessoa imunizada ainda pode pegar a Covid-19 e transmiti-la para seus amigos e familiares, mesmo sem apresentar febre, dificuldades respiratórias, mal-estar, dor de cabeça e os demais sintomas da doença.

A máscara deve cobrir o nariz e a boca. Quando for utilizar, pegue-a apenas na alça ou no elástico, nunca na parte que cobre o rosto. Mantenha-as sempre higienizadas e troque se molhar ou sujar. Não tem problema se ela ficar apertada, é até melhor: a máscara só funciona se não houver vãos dos lados para facilitar a entrada ou saída das gotículas. Lembre de trocá-las de duas em duas horas e, se estiver usando as de pano, lave sempre antes de usar.

Alguns países, como os Estados Unidos, já estão permitindo a circulação de pessoas sem máscara. É que eles estão com a vacinação bem adiantada. No Brasil, porém, ainda temos uma média diária muito elevada de mortes e menos de 30% da população imunizada com as duas doses da vacina. Por isso, precisamos continuar mantendo as medidas de distanciamento social e usando máscara sempre que sairmos de casa.