NE Notícias

Sergipe, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Segurança Alimentar, divulgados hoje, 25, ostenta o título nada lisonjeiro de estado com a maior insegurança alimentar do país.

Mais de 50% dos domicílios sergipanos, o que equivale a 1,206 milhão de pessoas, sofrem com a falta de acesso à alimentação adequada. O número de pessoas que passam por insegurança alimentar grave, é de 126 mil pessoas, representando 5,6% da população.

Logo abaixo vêm os seguintes Estados: Pará, Amazonas, Maranhão e Piauí.

Confira gráfico publicado pelo IBGE:

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2023

Sobre a pesquisa

Realizada por meio de uma parceria entre o IBGE e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a pesquisa teve como referencial metodológico a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA), que permite a identificação e classificação dos domicílios de acordo com o nível de segurança alimentar de seus moradores. Esta é a primeira vez que a PNAD Contínua disponibiliza resultados segundo os critérios da EBIA, mas quatro divulgações anteriores do IBGE já abordaram o tema segurança alimentar segundo essa escala: os Suplementos sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), que fizeram parte da PNAD em 2004, 2009 e 2013, além da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018.

Com informações do IBGE