Marcos Aurélio

Na coluna desta quinta-feira (23), Marcos Aurélio questiona a capacidade do PL em Sergipe de formar chapas competitivas para 2026, analisa o acirrado cenário para a Câmara Federal e os bastidores da disputa na OAB. Acompanhe a análise!

***

PL vai conseguir montar chapas proporcionais em 2026?

Depois de posar em fotos, ao lado de Emanoel Cacho, que jura ser candidato a governador em 2026, o casal bolsonarista, Rodrigo e Moana Valadares agora publicou fotos com os deputados Pato Maravilha e Netinho Guimarães, que foram eleitos pela sigla em 2022 e não possuem nenhum vínculo político com os novos dirigentes, além de Marcos Oliveira de Itabaiana, que não está na foto, dos quais ainda não há garantias que permanecerão no partido de Valdemar da Costa Neto.

Rodrigo e Moana Valadares ao lado de parlamentares do PL em Sergipe
Da esquerda para a direita: Pato Maravilha, Rodrigo, Moana, Netinho Guimarães e Mauricio Maravilha

Na política, todos sabem do perfil individualista de Rodrigo, o que dificulta na construção da confiabilidade para acordos que garantam a criação de um bloco coeso para a disputa de projetos que envolvem mandatos já conquistados.

Disputa na OAB: campanha já começou

O que existia apenas nos bastidores, agora começa a ganhar as ruas e as redes sociais. Fabiano Feitosa e Márcio Conrado apareceram como protagonistas nas primeiras ações de mobilização, com equipes bem organizadas. No entanto, é preciso entender as regras do jogo e neste ponto, entram as cotas (mulher, PCD e Racial) que obrigatoriamente estarão na lista sêxtupla que será encaminhada ao TJSE. As inscrições serão encerradas no dia 03/11 e ainda paira uma expectativa para inscrições que possam surpreender na última hora. É aguardar para conferir.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Luizão Dona Trampi: “eu dou o meu mandato para Bolsonaro se eleger, se eu não der, quero que Deus me tire as duas visões, meus dois olhos. Bolsonaro é a minha prioridade número 1, 2 e 3”. Se esse rapaz tivesse metade dessa devoção ao povo sergipano, seu mandato seria um espetáculo, mas infelizmente a gente procura ações que justifiquem os votos recebidos ao longo dos três anos, e não encontra. A assessoria pode nos enviar um relatório que comprove os benefícios aos sergipanos.

Veja você mesmo:

Posted by Fabricio Amaral Oliveira Amaral on Wednesday, October 22, 2025

As atuais oito cadeiras da Câmara Federal estão assim distribuídas por partido: PSD (02, Fábio Reis e Katarina Feitosa); União (02, Yandra Moura e Rodrigo Valadares); PT (01, João Daniel); Republicanos (01, Gustinho Ribeiro); PL (01, Ícaro de Valmir) e Progressista (01, Thiago de Joaldo).

Acrescentando o PSB, que tem Cláudio Mitidieri e Anderson de Frei Paulo, André David (Republicano) e Ricardo Marques (Cidadania), Capitão Samuel e mais dois ou três nomes competitivos que possam surgir, a disputa em 2026 promete ser uma das mais acirradas da história!


Por Marcos Aurélio

Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.