NE Notícias

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Cambota, um desdobramento da Operação Sem Desconto, para prender suspeitos de envolvimento em fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os alvos está Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como ‘facilitador’ do esquema.

"Careca do INSS"
LinkedIn|Reprodução

Segundo a investigação, o grupo tinha como prática a concessão fraudulenta de aposentadorias e outros benefícios previdenciários, em esquema que contava com intermediários e possíveis servidores da autarquia.

Em nota, a corporação informou que estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão, todos autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nos estados de São Paulo e no Distrito Federal.

Ainda segundo o comunicado, a operação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio e possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.

Durante a ação, a PF apreendeu carros de luxo atribuídos aos investigados, incluindo Ferrari, Land Rover, Porsche, Mercedes e até um carro de Fórmula 1, além de documentos utilizados no esquema.

GloboNews

O “Careca do INSS” foi levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. Até a última atualização desta reportagem, a defesa dele não havia se manifestado.