NE Notícias

Uma nova pesquisa do Instituto França revela os números para o Senado em 2026, apontando a liderança e o nome com maior rejeição no estado. Nos bastidores, a incoerência política marca o PT em Sergipe, que ensaia apoio a Mitidieri contrariando o próprio estatuto.

No Judiciário, a OAB/SE avança com a lista do Quinto Constitucional, e a política sergipana acompanha com preocupação a internação do ex-deputado José Teles.

Confira As Rapidinhas desta terça-feira!

Gráficos de uma pesquisa
Lukas / Pexels

Indefinição

A oposição ainda não definiu quem disputará o governo do Estado.

Incoerência

PT em Sergipe pode apoiar o governador Fábio Mitidieri em 2026, contrariando resolução do próprio Diretório Estadual que defende oposição e combate a projetos neoliberais e de extrema-direita.

Janela I

A partir de março de 2026, com a janela partidária em vigor, haverá muitas mudanças no cenário político sergipano.

Janela II

As mudanças vão ocorrer principalmente no campo legislativo.

Senado

Até então pré-candidato a governador, Emanuel Cacho foi convidado para concorrer a uma vaga no Senado. Todo mundo quer o senado!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Pesquisa I

Falando nisso, entre os dias 7 e 11 deste mês, o Instituto França entrevistou 1.136 eleitores para saber em quem votariam para o Senado nas eleições de 2026.

Pesquisa II

Eis os números: Alessandro Vieira (15,46%), Edvaldo Nogueira (13,58%), Rogério Carvalho (11,85%), Eduardo Amorim (10,86%), Rodrigo Valadares (10,86%) e André Moura (9,38%).

Rejeição

André Moura (União), pré-candidato apoiado pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) é o mais rejeitado entre os nomes citados, segundo o levantamento.

Quinto I

Por unanimidade, foi homologada nesta segunda-feira (24), a lista sêxtupla do Quinto Constitucional do TJSE.

Quinto II

O presidente da OAB/SE, Danniel Costa, fará a entrega da lista com os seis candidatos eleitos nesta terça-feira, 25, à desembargadora Iolanda Guimarães.

Internado

O ex-deputado José Teles de Mendonça, de 74 anos, está internado em Aracaju com diabetes descontrolado e água no pulmão. Ele é filho de Chico de Miguel.


NE Notícias, da redação