NE Notícias

Pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (1º), revela que a maioria dos brasileiros apoia as medidas cautelares adotadas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), como o uso da tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro exibe tornozeleira eletrônica
X|Reprodução

Conforme o levantamento, 55% dos entrevistados consideram que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agiu corretamente ao impor as restrições.

Os dados também indicam que 55% dos participantes acreditam que Bolsonaro pretendia fugir do país antes do julgamento, que pode acontecer em setembro.

Entre os que concordam com as medidas, 44% afirmam concordar totalmente com a decisão. Por outro lado, 41% dos entrevistados discordam das medidas, sendo que 32% discordam totalmente.

Confira os números:

  • Concordam totalmente: 44%;
  • Concordam em parte: 11%;
  • Não concordam nem discordam: 1%;
  • Discordam em parte: 9%;
  • Discordam totalmente: 32%;
  • Não sabem: 3%.
CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O Datafolha também perguntou se os brasileiros acreditam que Bolsonaro pretendia deixar o país antes de ser julgado:

  • Para 55% dos entrevistados, essa intenção existia;
  • 36% afirmaram que ele não tinha essa intenção;
  • 10% não souberam opinar.

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com idade superior a 16 anos, em 130 cidades brasileiras, durante os dias 29 e 30 de julho, apresentando uma margem de erro de 2 pontos percentuais.

Sobre o julgamento

Bolsonaro (PL) é réu no processo que investiga uma trama golpista para permanecer no poder após perder a eleição para Lula (PT) em 2022.

Há algumas semanas, Alexandre de Moraes determinou a imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro, incluindo o uso da tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana, entre outras restrições.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Essa decisão aconteceu pouco depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, justificar o anúncio de um aumento tarifário de 50% sobre produtos brasileiros, descrevendo o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”.

Segundo Moraes, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-mandatário, atua diretamente contra o Brasil junto a grupos trumpistas nos EUA, estando envolvido por trás das ações políticas do governo norte-americano.

Na última quarta-feira (30), Trump aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro do STF.