Em reunião realizada nesta segunda-feira, 23, no aeroporto Santa Maria, entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde, ficou definida a estratégia a ser adotada por cada órgão no combate à pandemia do novo coronavírus (convid-19).
Na ocasião, a Prefeitura recebeu autorização para colocar em prática a aferição da temperatura, via termômetro digital, nos passageiros que desembarcarem na capital.

Por se tratar de uma área federal, o aeroporto não é afetado pelos decretos editados tanto pelo Município de Aracaju quanto pelo Governo do Estado, assim a atuação no local foi fundamental para estabelecer o que poderá ou não ser executado. “A reunião esclareceu os limites de cada ente federado dentro do aeroporto, por se tratar de uma área federal, composta por espaços restritos e não restrita. Agora vamos reorganizar o nosso grupo de trabalho para realizar nossas ações, seja medido a temperatura ou fazendo as abordagens para passar informações”, explica a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Taíse Cavalcanti.
O objetivo principal ao medir a temperatura é enfatizar a necessidade de cumprir o isolamento voluntário. Mesmo que a febre ocorra por conta de uma síndrome gripal ou qualquer outra enfermidade, o monitoramento é importante, pois as orientações necessárias são repassadas e é possível formar um panorama do status da pandemia, o que permite agir de maneira mais eficaz.
Para além da aferição da temperatura, que deverá começar na noite desta segunda-feira ou na manhã de terça-feira, outras medidas estão sendo adotadas, como a disponibilização de álcool em gel, avisos pelo sistema de som e recomendação para distanciamento mínimo de 2 metros nas filas de embarque e desembarque.
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.