NE Notícias

O presidente da Argentina, Javier Milei, obteve uma importante vitória política neste domingo, 26, com o triunfo de seu partido, La Libertad Avanza, nas eleições legislativas. Com 40,8% dos votos, a sigla governista superou o bloco de oposição peronista Fuerza Patria, que alcançou 24,5%.

Javier Milei
Javier Milei – @JMilei|Reprodução

O resultado é determinante para o governo, que até agora dependia de decretos e acordos pontuais para legislar, devido à baixa representação no Congresso.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vitória nas urnas dá a Milei a margem de manobra necessária para avançar com sua ambiciosa agenda de reformas, que inclui mudanças fiscais, flexibilização do mercado de trabalho e alterações no sistema de proteção social até 2027.

Cenário Econômico

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o presidente chega a esta eleição com o mérito de ter controlado a inflação, reduzindo de mais de 200% para 31,8% em termos anuais. Além disso, alcançou um equilíbrio orçamentário inédito nos últimos 14 anos.

Contudo, o “maior ajuste orçamentário da história”, como Milei costuma classificar suas políticas, teve um alto custo social. O país perdeu mais de 200 mil postos de trabalho, e a atividade econômica registrou uma contração de 1,8% em 2024, com sinais de que a recuperação para 2025 está perdendo força.

TV Globo