O texto de hoje traz três eixos claros: a coerência (ou falta dela) de Emília no debate do orçamento, o xadrez de Valmir dentro do Republicanos e a demonstração de força de André Moura.

ORÇAMENTO
Como dizia Wellington Elias, ganhará um picolé de graviola aquele(a) que acertar qual o percentual de Remanejamento que os vereadores aprovarão esta semana, para o orçamento que a prefeita Emília Corrêa trabalhará em 2026.
Ela, enquanto vereadora, sempre sugeria que fosse dado à Edvaldo Nogueira, 20%, e justificava dizendo que era um percentual suficiente para governar. Ocorre que, mesmo tendo governado 2025, herdando o orçamento feito por Edvaldo, com 30%, eis que a gestora agora está pedindo para aumentar de 30, para 40%. Anotem: câmara deve aprovar 20%.
AMIZADE ETERNA
Semana agitada nos corredores do Republicanos e não por nenhum motivo positivo. Ao contrário, as turbulências foram e prometem seguir fortes. Tudo porque o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho ainda não digeriu presidir o Partido, mesmo com uma fonte acreditando que ele aceitou tranquilamente, os sinais estão claros.
Após reagir mandando Emília seguir o caminho dela — depois que a Prefas ignorou o nome de Adailton para o senado —, Valmir abraçou festivamente Mitidieri no TCE [foto acima] e depois levou sua comitiva para uma visita “de cortesia” até Simão Dias, prosear com Belivaldo.
Não podemos esquecer que Valmir sempre faz juras de amizade eterna à Ulices Andrade, que teve o filho, Jeferson Andrade, anunciado como o vice-governador de Mitidieri para a disputa em 2026. Daí vem a pergunta: Valmir trabalhará contra Jeferson Andrade, filho de Ulices?
FORÇA POLÍTICA
André Moura reuniu lideranças de todo o Estado, num evento que demonstrou sua força política e anunciou filiação de mais três prefeitos, Júnior de Tourinho (Capela), Daiana Santos (Siriri) e Edi Leite (Carmópolis) que é mais um a pular fora do barco do PL. Moura também oficializou o nome de Ricardo Vasconcelos (PSD), o vereador mais votado de Aracaju, com 11,3 mil votos, como seu primeiro suplente.
A força política de André, somada ao grande capital político do governador Mitidieri, são requisitos fundamentais para a eleição de um senador na próxima eleição, pois significa a tradução do empenho de cada homem e mulher que compõe essa base gigante.
A vitória de André, não será somente dele, mas representará a força política de cada integrante desse bloco e o mais importante, concreta demonstração da Gratidão a tudo que o ex-deputado fez e vem fazendo na política sergipana. E por fim, procede o convite feito à Fabiano Oliveira, do Progressista, para a segunda suplência? Se sim, consultaram Laércio Oliveira, pergunto.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.