Braga

O Botafogo anunciou Artur Jorge como seu novo técnico. O português de 52 anos chegou hoje ao Rio de Janeiro, acompanhado pelo dono do clube, John Textor.

Anteriormente no Braga, Artur assume o comando do alvinegro, mas antes vai assistir ao jogo da Libertadores contra o Junior Barranquilla, nesta noite.

“O que me trouxe do Braga para cá foi um projeto de sucesso e, naturalmente, minha ambição também passa por um trajeto de sucesso no Botafogo. Venho para poder ajudar e cumprir os objetivos do Botafogo, tentando sempre fazer mais e melhor”.

ARTUR JORGE
BTB Sports

O Presidente do SC Braga, António Salvador, teceu na manhã desta quarta-feira, no Auditório da Cidade Desportiva, declarações sobre a saída do treinador Artur Jorge e sobre o futuro do plantel principal do SC Braga.

Eis as declarações do Presidente do SC Braga:

“Conforme já é do conhecimento público, Artur Jorge deixa de ser o treinador do SC Braga.

É um desfecho que não desejávamos, mas cujo enquadramento devo partilhar, sobretudo para informação dos nossos sócios e adeptos.

Quando, no dia 10 de novembro do ano passado, acertámos a renovação de contrato com o Artur Jorge até 2025, tínhamos o objetivo de dar continuidade a uma ligação que nos unia desde 2017 e que nos permitiu desenvolver um trabalho conjunto que foi desde os escalões de formação até à equipa principal.

Era minha intenção que fosse clara, para dentro e para fora, uma mensagem de grande confiança e estabilidade.

Não ignoro que houve, nos meses que se seguiram, focos externos de insatisfação, pressão e contestação, que internamente sempre soubemos bloquear, por estarmos convictos do caminho traçado.

Presidente do SC Braga, António Salvador|Divulgação

Apesar de estranhar a recorrência com que, a partir de determinado momento, o treinador se começou a referir à sua saída, devo reconhecer que foi com enorme surpresa que soube, por via indireta e sem qualquer solicitação nesse sentido, que na passada segunda-feira, dia 25 de março, o treinador Artur Jorge se encontrava a jantar, em Matosinhos, com o empresário John Textor, dono do Botafogo, tendo chegado a um princípio de acordo para a sua transferência imediata.

Não querendo alongar-me em detalhes sobre os eventos dos dias e da semana que se seguiram, devo apenas referir que se tornou claro para mim e para todos, no seio do plantel e da estrutura do Sporting Clube de Braga, que a posição de liderança que um treinador deve assumir num clube desta dimensão e desta responsabilidade se encontrava irremediavelmente comprometida, ameaçando o sucesso da temporada em curso e a visão de médio e longo prazo que sempre nos orientou.

Perante os importantes objetivos que a época ainda nos reserva, confesso que não esperava que o treinador colocasse em causa o comando e o exemplo que sempre exerceu perante o grupo.

Num contexto desta natureza, mais importante do que as compensações financeiras são a estabilidade e a competitividade da equipa e foi a pensar na equipa que tomámos as decisões que vos quero comunicar.

Como é óbvio, ao longo dos últimos dias refletimos sobre o perfil desejado para o projeto do Sporting Clube de Braga e identificámos o treinador que o pode personificar.

Por estarmos convictos quanto a esta opção, tentamos ao máximo que pudesse assumir, desde já, o comando do grupo, o que não foi possível.

Ainda assim, e por entendermos haver uma solução de transição, quero adiantar aos sócios e adeptos do Sporting Clube de Braga que, a partir de 2024/2025, o nosso treinador será o Daniel Sousa.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Faço este anúncio público ciente de que ele em nada interfere com o que resta da época em curso e nomeadamente com o jogo deste fim-de-semana. A ninguém que seja sério pode ocorrer que o nosso adversário e o seu treinador não façam tudo o que estiver ao seu alcance para dificultar ao máximo a nossa tarefa.

Estou certo de que assim será e por isso partilho, sem mais comentários, a informação sobre o contrato que assinámos ontem à noite, por respeito à verdade e à informação que entendo ser devida aos sócios e adeptos do meu clube.

Até final da temporada, o Sporting Clube de Braga será orientado pelo treinador Rui Duarte.

Temos, felizmente, profissionais muito competentes dentro de portas e o passado assim o confirma.

O Rui Duarte vinha fazendo um percurso muito meritório nos sub-23, tendo também comandado a equipa que competiu na Youth League a um nível que orgulhou o clube e o futebol português.

Terá todo o nosso apoio para estas sete jornadas finais, mas acima de tudo terá o suporte de um grupo de trabalho sério e responsável, que tem muita qualidade e que está focado a 100% para alcançar a melhor classificação possível no campeonato.

Estou certo de que também os nossos sócios e adeptos serão, mais uma vez, um apoio decisivo para que a equipa alcance os seus objetivos e que estarão incondicionalmente ao lado dos jogadores nas sete finais que temos pela frente.

Todos juntos, vamos dar a prova de união e de foco que o nosso clube precisa.”

UOL Esporte

Veja o comunicado do Sporting Clube de Braga

A SC BRAGA – FUTEBOL, S.A.D., confirma a transferência do treinador principal ARTUR JORGE TORRES GOMES ARAÚJO AMORIM para o S.A.F. BOTAFOGO mediante a contrapartida garantida de 2 milhões de euros.

A transferência do treinador não implica para a SC BRAGA – FUTEBOL, S.A.D. encargos com serviços de intermediação.

O novo treinador principal da equipa da SC BRAGA – FUTEBOL, S.A.D. e a respetiva equipa técnica serão anunciados oportunamente.