NE NOTÏCIAS

A circulação da variante XFG da Covid-19 foi confirmada em Sergipe. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), após análise de amostras de pacientes.

Os resultados positivos foram registrados em três amostras de Aracaju e uma do município de Nossa Senhora do Socorro.

“Foram selecionadas cinco amostras que tinham uma carga viral mais alta e foram enviadas para a Fiocruz fazer o sequenciamento genético. Delas, quatro amostras tiveram resultado positivo para a variante XFG, que é uma variante da Ômicron”, explicou o superintendente do Lacen, Cliomar Alves.

A variante XFG já havia sido identificada em outros estados brasileiros, como Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal e Santa Catarina.

Recomendações e sintomas

Apesar de a variante possuir mutações que podem dificultar a ação dos anticorpos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que não há, até o momento, sinais de que ela cause casos mais graves da doença ou afete a eficácia das vacinas e medicamentos existentes.

Por isso, as autoridades de saúde reforçam a importância de manter a vacinação em dia, que continua sendo a principal forma de prevenção. Em caso de sintomas respiratórios — como febre, espirros, dores no corpo e tosse —, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a testagem.

Se o resultado for positivo, é fundamental adotar medidas para evitar a transmissão do vírus, como o uso de máscaras e o isolamento social.

A imunização contra a Covid-19 está incluída no Calendário Nacional de Vacinação e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios sergipanos.

Estamos atualizando esta informação. Volte em instantes para mais detalhes.