Sindipema

Foi com surpresa e indignação que os servidores do município de Aracaju receberam, no final da tarde da sexta-feira,12, a notícia de mais uma ‘fake news’ produzida pela administração Edvaldo Nogueira.

Sem nenhum compromisso com a verdade e demonstrando completo desrespeito para com os servidores e as servidoras da Prefeitura Municipal de Aracaju, o prefeito Edvaldo e o secretário de Finanças Jefferson Passos, na tentativa de descredibilizar a legítima luta das categorias por valorização e respeito, espalharam na imprensa uma notícia produzida por sua assessoria, com a seguinte manchete falaciosa: “Servidores de Aracaju tiveram salários reajustados em 60% acima da inflação nos últimos sete anos”

Reprodução

Tanto a manchete quanto a matéria a que se refere são uma afronta aos servidores e não condizem com a realidade de massacre implementada pela gestão do atual prefeito. Vamos à verdade dos fatos: 

Em 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021 não houve reajuste para nenhum/a servidor/a público/a do município de Aracaju. Cinco anos de REAJUSTE ZERO! Em 2022, houve um reajuste de 5% e, em 2023, o percentual do reajuste foi de 7,5%. Somados, esses reajustes representam 12,87%. Já a inflação acumulada de 2017 a 2023, com base no IPCA, corresponde a 43,1%. Isso, obviamente, representa uma desvalorização de aproximadamente 30,22%. Muito diferente da informação falsa do prefeito e seu secretário de Finanças. Além disso, é importante frisar que neste mesmo período, mais de 3 mil servidores, DE FORMA ILEGAL, ficaram sem reajuste.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

É importante destacar também que, em 2017, a Receita Corrente Líquida (RCL) do município de Aracaju foi de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Enquanto que, em 2023, a RCL AJUSTADA PARA CÁLCULO DOS LIMITES DA DESPESA COM PESSOAL foi de aproximadamente R$ 2,6 bilhões. 

Por todos os fatos acima relatados e os números apresentados, os Sindicatos Unificados abaixo relacionados repudiam veementemente a informação falsa e a tentativa de descredibilizar a luta dos servidores por valorização, e seguem exigindo do prefeito e de sua administração mais respeito e menos mentiras, já que a realidade financeira do município dá ampla condição de cumprir o mandamento constitucional que define a OBRIGAÇÃO DE CONCEDER REVISÃO GERAL ANUAL aos servidores do município de Aracaju. 

Não aceitaremos voltar ao triste período de reajuste zero!