Professor Chiquinho

Tomamos conhecimento que professores de São Cristóvão foram ameaçados em WhatsApp. A Vice Presidenta, por falta de preparo, ameaçou professores e fez calúnia em relação à Associação Docente. Disse que ela surgiu em Gabinete de Secretário de Educação. É uma inverdade. Nossas ações deixam clara que não temos ligação com governo nenhum. Já o Sintese !???

Histórico: fui da direção da Síntese durante quase 10 anos. Quando o ex-governador Marcelo Déda assumiu o governo, a postura do sindicato mudou literalmente. Uma pessoa ligada ao governo dizia claramente, esse é meu Governo. Constantemente, quando fazíamos fala dura na Assembleia da categoria em relação ao governo, com o slogan FORA, FORA DA LEI, PORQUE NÃO CUMPRIA A LEI DO PISO, ao entoar essa fala, eu, era chamado em reunião com a direção e em roda, era criticada a fala, porque ali, era o “meu Governo”. Só que o meu governo, dito pela pessoa ligada ao governo, quebrou sumariamente a Carreira do Magistério Público Estadual. Fora isso, aprovaram, aceitaram, leis prejudiciais para a categoria: Leis 230 e 240. 

Sintese / Arquivo

Leis que, no primeiro momento, não eram aceitas e depois foram aprovadas na Assembleia da categoria, dando ao governo um cheque em branco. Aceitaram e defenderam publicamente a Lei 250 que atrelava piso a Lei de Responsabilidade Fiscal. Algo que não tinha amparo legal. Mas, aceitaram. Quem não lembra!? 

Em uma rádio de Lagarto, o atual presidente do sindicato, disse que o Governador Belivaldo Chagas era bom de diálogo, bom de papo e melhor para Sergipe. Foi no governo bom de papo que foi negociado direitos, algo surreal. Como exemplo, podemos citar que sentaram com a vice governadora, e nesta sentada, perdemos a redução de um quinto (1,5). Ou seja, os professores que completam 15 anos de magistério não tem mais o direito a redução. Lembram? 

Foi no governo Belivaldo Chagas, que nossa Regência de Classe, foi extinta. Lembrando, em grupo de WhatsApp tinha dirigente do sindicato, dizendo que o único Estado que tinha Regência de Classe era Sergipe. Deixando transparecer que a perda da Regência de Classe era inevitável. Absurdo!!!

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

No Governo Fábio Mitidieri, que trata o sindicato como parceiro, negociaram uma carreira rebaixada de: 6%, 7,5%, 9,3% e 15%. Festejaram como a vitória da derrota. Nós tínhamos 40%, 50%, 62% e 100%.

Lembram!!!

Sobre especificamente, São Cristóvão, fizemos, junto com os outros companheiros da direção (exemplo, Prof. Neilton), a luta do Magistério Público de São Cristóvão. Combatemos fortemente as maldades da Gestão Armando Batalha. Apesar dos boicotes feitos dentro do próprio sindicato para inviabilizar a luta. Sobre a existência da Associação Docente, ela surgiu fruto da falta de luta de verdade do sindicato e pela política de aliança entre sindicato/Governo, virando, SINDIGOV

Essa política de aliança arrebentou com a categoria e suas conquistas. SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER… 

Sobre a criação da Associação Docente. Onde surgiu? A ata de fundação, diz claramente onde surgimos. E qual cartório foi registrado. Que diga de passagem, o Sintese antes de ser sindicato, era uma Associação Docente e depois virou um sindicato (Sintese). Infelizmente, o rumo da luta sindical foi trocada por acordos prejudiciais para a categoria. A ambição partidária superou a sindical. Isso gerou perdas enormes para o professorado. Com a palavra você professor. Pensar é preciso!!!

Por: Professor Chiquinho