Ministério Público do Trabalho em Sergipe

O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Sergipe (MPSE) lançaram, nesta quarta-feira, 17, uma Campanha para reforçar a importância de manter o isolamento social, com o intuito de barrar a disseminação da Covid-19 e evitar mais mortes. O objetivo é sensibilizar a sociedade para o cumprimento do isolamento social e fazer com que as pessoas que podem ficar em casa, mas são resistentes à medida, entendam que isso é um gesto de amor ao próximo que pode salvar muitas vidas.

Para chamar a atenção da sociedade foi utilizada a mensagem: “Está preparado para perder alguém que você ama? Um parente, um amigo, um colega de trabalho? Quando você não respeita o isolamento social, coloca em risco a sua a vida e a de outras pessoas. Sua atitude pode salvar vidas! Se puder, fique em casa!”

Isolamento social

Sergipe apresenta índices de isolamento social cada vez mais baixos, tendo alcançado a 3ª pior posição do país em 5 de junho (32,2%), e a 2ª pior em 07 de junho (44,25%), no Mapa Brasileiro da Covid-19, desenvolvido pela Inloco. Diferente dos índices de isolamento social que estão caindo, os números de infectados e de mortes só aumentam. Até esta terça-feira, 16, foram registrados em Sergipe 16.310 casos confirmados de coronavírus e 364 óbitos. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) aponta que o índice mínimo de isolamento necessário, no momento, para desacelerar o avanço da doença e vislumbrar o declínio da curva epidêmica é de 52,3%.

Atuação dos Ministérios Públicos

Durante a pandemia do coronavírus, os Ministérios Públicos intensificaram a parceria e estão atuando em conjunto para garantir os direitos de cidadãos e trabalhadores à saúde e à vida, bem como para assegurar a estrutura dos serviços de saúde. Diversas recomendações já foram expedidas, reuniões realizadas e ações foram ajuizadas. Além disso, valores foram destinados para aquisição de insumos necessários ao combate à pandemia. Mas a sociedade também precisa fazer sua parte e a principal forma é manter o isolamento social.


Saiba mais:

ISOLAMENTO: Aracaju, quase; Sergipe, pior lugar