Assessoria de Comunicação

Divulgação

Três queijarias foram fechadas pela equipe Abate da Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe – coordenada pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Duas foram interditadas no município de Nossa Senhora de Lourdes e uma em Porto da Folha. A médica veterinária e coordenadora da equipe, Salete Dezen, alerta que a população continua consumindo queijo de qualidade duvidosa e que muitas queijarias não têm o mínimo de higiene necessária. Ao total, foram apreendidos pela Fiscalização nesses estabelecimentos 252 kg de requeijão, 56 kg de mussarela, 41 kg de queijo coalho e 3 kg de manteiga.

Dezen reforça que a situação encontrada é precária e gera um problema de saúde pública. “Em uma das queijarias interditadas nessa sexta-feira (8), pela FPI no Povoado Barro Vermelho do município de Lourdes, o que encontramos foi um cenário de muitas moscas, entulhos, esgoto e pocilga. Foram apreendidos 56 kg de mussarela, 41 kg de queijo coalho e 3 kg de manteiga”, explica. Pelas mesmas condições de insalubridade outra queijaria, nessa cidade, no Povoado Escurial, foi fechada.

Já no município de Porto da Folha, 252 kg de requeijão foram apreendidos e destruídos, e o estabelecimento também foi fechado. A interdição desse local irregular ocorreu nessa terça-feira (5).

Recorrente – Após três anos de Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, a constatação é a de que não houve melhora das condições de funcionamento das queijarias. “Infelizmente encontramos uma situação muito parecida com a de 2016. De lá para cá, algumas realizaram adequações mínimas e foram reabertas. Quanto às outras queijarias, pouco foi feito, apesar de terem sido criadas legislações com a pretensão de melhorar a situação no estado”, diz a coordenadora da equipe Abate.

O promotor de Justiça de Porto da Folha, Ricardo Machado, deu aos queijeiros do município, prazo de 30 dias para que todos apresentem projeto de regularização. Aqueles que não tomarem a providência junto aos órgãos competentes serão interditados.

Destinação – A FPI/SE conseguiu providenciar a destinação adequada ao material apreendido nas queijarias interditadas pela Equipe Abate da Fiscalização. O material foi encaminhado para o aterro sanitário da Estre Ambiental.

Órgãos que integram a equipe Abate/FPI – Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro/SE), Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe (Adema), Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Polícia Militar de Sergipe – Comando de Operações Especiais (PM/COE), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e colaboradores.