NE Notícias

O serviço público de Sergipe perdeu, na noite desta quinta-feira (11), uma de suas figuras mais emblemáticas.

Deoclécio Vieira Filho, servidor da Assembleia Legislativa de Sergipe
Jadilson Simões|Alese

Faleceu em sua residência, em Aracaju, aos 90 anos, Deoclécio Vieira Filho, secretário especial de Legislação da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). A causa do óbito não foi divulgada pela família.

Reconhecido como um servidor histórico, Dr. Deoclécio era tido como uma “enciclopédia” do processo legislativo e referência técnica dentro do Parlamento estadual.

O velório acontece nesta sexta-feira (12), no Osaf, localizado na Rua Itaporanga, no centro da capital.

Trajetória

Advogado, formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (1975), Dr. Deoclécio Vieira Filho iniciou a carreira no serviço público federal, onde já acumulava mais de 21 anos de atuação antes de ingressar no Governo do Estado de Sergipe. Ao longo de mais de sete décadas de vida pública, tornou-se uma das mais sólidas referências técnicas da administração sergipana.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Foi Procurador do Estado da Classe Especial, admitido após aprovação em concurso público. Exerceu diversas funções estratégicas no Poder Executivo Estadual, entre elas:

– Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado da Educação, Coordenador de Legislação de Métodos Administrativos (1979), Chefe da Assessoria Técnica (1981), Consultor Administrativo (1983), Adjunto de Secretário (1984) e Secretário de Estado de Governo (1985).

Durante esse período, respondeu também pelo expediente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Energia.

Em 1989, foi nomeado Secretário Especial para Reforma Administrativa e Assuntos Extraordinários; em 1990, Secretário Especial para Assuntos Parlamentares. Em 1991, assumiu o cargo de Subsecretário de Estado de Governo, função que exerceu até 2007. Com a reestruturação administrativa de 1995, teve seu cargo transformado para Subsecretário de Estado da Casa Civil.

Dr. Deoclécio também integrou diversos órgãos colegiados relevantes, como conselhos de administração e deliberação de entidades da administração indireta, entre elas: DTH, SEGRASE/IOSE, PRODASE/EMGETIS, CEHOP, BANESE, DETRAN/SE, COHIDRO/CODERSE e FUNDESC.

Trajetória na Alese

Em 2007, a convite do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ulices Andrade, assumiu o antigo Departamento Técnico-Legislativo (DTL), posteriormente transformado em Diretoria Legislativa (DIRLEG). Com a evolução institucional da Casa, tornou-se o primeiro titular da Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM).

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Desde 2023, exercia o cargo de Secretário Especial de Legislação da Alese, posição em que continuava contribuindo para aperfeiçoar rotinas, orientar equipes, construir normas e fortalecer a segurança jurídica do Parlamento.

Dr. Deoclécio tornou-se amplamente reconhecido como uma referência em produção normativa e processo legislativo em Sergipe, sendo responsável por formar gerações de profissionais e por colaborar decisivamente na modernização administrativa da Casa.

Ele deixa a esposa D. Neuza Vieira, e três filhos: o médico Marcos Aurélio, o cirurgião-dentista Márcio Augusto, e a jornalista Bianca Natália.


NE Notícias, com informações da Alese