Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, nos deixou nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela lutava contra o câncer de pulmão desde 2021 e vinha se submetendo a tratamentos para combater a doença.

Rita foi uma referência de criatividade e independência feminina. Embora tenha sido frequentemente chamada de “rainha do rock brasileiro”, ela preferia ser conhecida como “padroeira da liberdade”.
Um dos álbuns mais bem-sucedidos de sua carreira foi “Rita Lee”, lançado em 1979, que incluía sucessos como “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”.
Em 2001, Rita Lee recebeu o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa pelo seu trabalho em “3001”. Ela também foi indicada mais cinco vezes ao prêmio e, em 2022, recebeu o reconhecimento de Excelência Musical pelo conjunto de sua obra.
Show em Sergipe
Em 28 de janeiro de 20212, durante o Festival de Verão de Sergipe, Rita Lee realizou um show anunciado como o último de sua carreira. Durante o evento, ela se envolveu em uma discussão com um policial e foi acusada de desacato à autoridade.
Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, os agentes estavam abordando indivíduos que estavam fumando maconha.
Rita interrompeu a apresentação e expressou seu descontentamento com a situação.
“Olha, se a polícia bater, eu vou falar para o Brasil inteiro, denuncio e processo. Isso é força brutal. Vocês não têm o direito de usar a força na ‘meninada’ que não está fazendo nada. Cadê o responsável? Eu quero falar, tenho o direito. Esse show é meu, não é de vocês. Esse show é minha despedida do palco e vocês continuam tendo que guardar as pessoas, não agredir. Seus cachorros – coitados dos cachorros. Cafajestes. Vocês estão fazendo de propósito. Eu sou do tempo da ditadura. Vocês pensam que eu tenho medo?“
Rita Lee
Após ser levada à delegacia, foi liberada em seguida. A partir desse episódio, a cantora nunca mais fez uma turnê.
Comunicado
A família divulgou comunicado nas redes sociais, compartilhando a triste notícia do falecimento e expressando sua gratidão pelo apoio dos fãs ao longo dos anos:

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.