NE Notícias | Com informações da Agência Brasil

Amorim, que mantinha o blog Conversa Afiada, era critico das decisões de Sérgio Moro e do governo Bolsonaro | Conversa Afiada / Reprodução

Na manhã desta quarta-feira, o jornalista e apresentador da Record, Paulo Henrique Amorim , de 77 anos, faleceu em sua residência, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto. Referência no telejornalismo brasileiro, PHA tinha um posicionamento forte na defesa das causas sociais e da democracia.

PHA estava na Record TV desde 2003. Também foi afastado do Domingo Espetacular da Record, após pressão do governo Jair Bolsonaro. Também passou por emissoras como TV Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band, e TV Cultura. 

Paralelamente, o jornalista também editava o Conversa Afiada, um site focado na cobertura política do país que ele criou inicialmente como um blog em 2008. A notícia de sua morte repercutiu no meio profissional e político.

“Os jornalistas brasileiros acordaram hoje com uma triste notícia: a morte por infarto do jornalista Paulo Henrique Amorim. É uma perda para o jornalismo. Além de atuar na Record, ele também atuava no jornalismo independente com seu site Conversa Afiada e estava fazendo um trabalho interessante porque suscitava o debate e a crítica. Vai fazer falta”, lamentou Maria José Braga, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas.

Nas redes sociais, políticos e colegas de profissão também prestam homenagem. O jornalista e escritor Mário Magalhães escreveu em seu perfil que Paulo Henrique Amorim foi um jornalista corajoso e compartilhou um de seus discursos. “Reverencio sua memória com um vídeo dele, de dezembro de 2017, em defesa da liberdade de expressão”.

O jornalista deixa uma filha e a mulher, Geórgia Pinheiro.