Faleceu na madrugada desta segunda-feira (6), em Aracaju, a jornalista Yara Belchior, aos 64 anos. Natural de Salvador (BA), ela estava internada desde a última quinta-feira (2). A família não informou a causa da morte.

Com os títulos de cidadã sergipana e aracajuana, Yara construiu uma carreira de grande prestígio no estado. Atuou nas redações dos jornais Cidade, Correio de Sergipe e Jornal da Manhã, além do portal Infonet. Na TV Sergipe, afiliada da Globo, foi uma respeitada colunista de política.
Em nota conjunta, o Sindicato dos Jornalistas de Sergipe (Sindijor) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) lamentaram a perda e exaltaram seu legado:
“Yara construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com a verdade, ética e defesa da comunicação sergipana. […] Sua atuação deixou uma contribuição significativa para o jornalismo sergipano, inspirando colegas de profissão e conquistando o respeito da sociedade.”
Amigo da jornalista, o diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, também se manifestou nas redes sociais: “Com tristeza recebo a notícia da partida de Yara Belchior — uma grande amiga e uma jornalista brilhante, que marcou a comunicação sergipana com sua inteligência e sensibilidade. Que Deus a receba com a paz que ela sempre espalhou por onde passou”.
Atendendo a um pedido feito em vida, o corpo de Yara Belchior será doado para estudos na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Não haverá velório nem enterro. A jornalista era solteira e não deixa filhos.
NE Notícias, da redação
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.