Morreu nesta terça-feira (22), vítima de câncer, a diretora de festivais e produtora de cinema Zita Carvalhosa.

Desde cedo muitas manifestações carinhosas foram publicadas nas redes sociais. ‘’ Zita Carvalhosa portava sempre algo de primaveril, para a vida dos próximos e para o cinema brasileiro. Catalisar jovens talentos foi seu maior e raro dom’’, disse Amir Labaki, diretor do festival É Tudo Verdade.
O Ministério da Cultura lamentou a partida de Zita: ‘’É com pesar que o MinC recebe a notícia da morte da produtora cultural Zita Carvalhosa, Zita foi uma das mais importantes vozes na valorização de curtas-metragens no Brasil’’.
A Spcine, empresa paulista de cinema, diz que Zita é inspiração para quem acredita no poder transformador do cinema ‘’Zita foi uma das vozes essenciais para a criação da Spcine e integrava o nosso comitê consultivo, contribuindo com sua visão generosa, crítica e comprometida com a diversidade e o fortalecimento do setor’’.
Tida pelos amigos como uma profissional incansável, obstinada, inspiradora e pioneira, foi Carvalhosa quem idealizou e fundou a Kinoforum em 1990. A associação seria depois a principal vitrine para o cinema de curta-metragem no Brasil, como publicou o amigo, cineasta Francisco César Filho, o primeiro a oficializar a partida da produtora logo cedo em rede social .
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.