Na coluna de hoje, Marcos Aurélio analisa o favoritismo de Fábio Mitidieri nas pesquisas para 2026 e a disputa embolada pelo Senado, agora com André David no páreo. A pauta também aborda as movimentações do Republicanos sob o grupo dos Amorins e o escândalo bilionário da Refit, que expõe um novo esquema de corrupção. Acompanhe!

Corrupção nível de bilhão
Foi-se o tempo em que as operações contra a corrupção assustava a sociedade brasileira, quando os valores eram revelados. Esses mm chegavam a casa dos milhões e assustava o cidadão que vive no seu dia a dia batalhando para garantir o básico necessário para si e sua família.
Hoje, as operações da Polícia Federal, quando deflagradas, as cifras chegam aos estratosféricos valores de bilhões de reais. E o pior, essas operações estão sendo realizadas em média uma vez por semana. Bem nos debruçamos sobre a que envolve o Banco Master; eis que surge a da Refit, grupo que atua na área de combustíveis que gira em torno de R$ 26 bilhões.
Pesquisas
Cenário eleitoral em Sergipe, ao final do terceiro ano do governo Mitidieri, aponta uma consolidação do atual governador, que alcança os 50% de intenção de votos, em todos os levantamentos feitos pelos mais diversos Institutos, enquanto seus adversários alcançam em média 30%.
Já para o Senado, a disputa segue bastante acirrada, com os nomes já colocados pelos partidos. Os dois atuais ocupantes das vagas que estarão em disputa, Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (MDB); André Moura (União Brasil); Edvaldo Nogueira (PDT); Eduardo Amorim (PSDB); Rodrigo Valadares (que assumirá o PL) e agora surge o Delegado André David (que pontuou muito bem na primeira pesquisa que foi inserido).
Amorim
Republicanos sob o comando de Edvan Amorim foi uma pedra cantada por esse profissional da imprensa, tão logo anunciamos em primeira mão, que o grupo havia sido surpreendido com a perda do PL. Há época, o próprio Edvan, em conversa privada, disse-me, “rapaz, deixe essa outra (a conquista do Republicanos) para outra manchete”. Ontem, também em conversa com o Empresário, ele respondeu, “nada decidido, mas bem encaminhado”.
Fala-se em Emília na presidência e aqui vai uma análise nossa, se Edvan apresentou à Marco Pereira, presidente nacional, a garantia de filiação de Ícaro de Valmir, Thiago de Joaldo, Ricardo Marques e André David para a disputa da Câmara Federal, o atual presidente, Gustinho Ribeiro não terá a menor chance de segurar o Partido.
Economia sergipana
Governo de Fábio Mitidieri injetará R$ 1,4 bilhão na economia sergipana com o pagamento dos salários de novembro; Décimo Terceiro; precatórios dos professores e salários de dezembro nessa reta final do ano. A informação foi confirmada pela secretária Sarah Tarsila, que tem trabalhado muito para fechar as contas do Exercício de 2025.
A área financeira sabe que apesar da aparente tranquilidade, quando se trata de equilíbrio de caixa, não pode perder um segundo da atenção, e não é somente dos cenários que se tem o controle, mas também ficar muito atentos as ameaças externas.
Por Marcos Aurélio
Este texto reflete exclusivamente a OPINIÃO DO AUTOR e não representa necessariamente a posição de NE NOTÍCIAS.

O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.