ASN

Entre a estação marcada pelas flores e o período mais quente do ano, os sergipanos devem ficar atentos às mudanças climáticas no períodos de 26 a 30 de novembro. Segundo o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), durante os próximos dias é comum a presença das chuvas de convecção, provocadas por uma intensa evapotranspiração nas superfícies com umidade e aquecidas.

Seit / Arquivo

De acordo com o meteorologista Overland Amaral, as condições do tempo até amanhã serão marcadas por um aumento de instabilidades convectivas, condições essa que revelam o fim da primavera e  a abertura para o verão. “As chuvas convectivas  acontecem das  15h até às 21h, na área centro agreste ao oeste e em toda região do alto sertão sergipano, bem como, nos locais do extremo sul do estado. Por outro lado, também teremos temperaturas máximas que irão oscilar entre 32° e 33° no litoral e agreste e irão de 33° a 35 ° no agreste e sertão”, afirmou.

Overland ainda explica que a presença de instabilidade, clima que está criando-se entre hoje, 26, e amanhã, 27,  em decorrência de um sistema de escoamento que aportou no recôncavo baiano, e na capital, Salvador, está tomado o norte da Bahia e chegará ao sul do Estado de Sergipe.

“Aqui em Sergipe, a mudança climática será nos municípios de fronteira como Indiaroba, Santa Luzia, Tomar do Geru, Tobias Barreto e desloca-se para o sentido norte. Ainda nas próximas 24 horas, o fenômeno também irá atingir Riachão do Dantas, Lagarto, Boquim, assim como Simão Dias chegando até quinta-feira ao norte do Estado ”, relatou Overland Amaral.