AAN

Até esta terça-feira, 9, permanece em vigor o alerta de maré alta, com nível de 2,3 metros na capital. As equipes da Prefeitura de Aracaju atuam de maneira integrada para minimizar os impactos ocasionados pelo fenômeno. O aviso emitido pela Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), no domingo, 7, possibilita que a população tenha a informação de maneira antecipada, para redobrar o estado de observação e adotar medidas preventivas.

Monitoramento do impacto da maré|Semdec

As áreas mais sensíveis ao fenômeno estão localizadas nos bairros 13 de Julho, Bugio, Lamarão e São Conrado. Além do aviso emitido através do Serviço de Alerta por SMS 40199, para os mais de 80 mil telefones móveis cadastrados, as equipes monitoram as localidades e orientam a população. 

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que a tábua de marés é monitorada ao longo do ano, com base na tabela emitida pela Marinha do Brasil. “Nós temos esse cronograma de maré alta, para o ano inteiro, então, reforçamos as ações preventivas, como a comunicação prévia à população e as medidas de redução de transtornos para o trânsito e nas localidades mais vulneráveis. Orientamos as comunidades e mantemos prontidão para atuar no menor tempo de resposta possível, diante das necessidades”, indicou. 

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Na região do bairro 13 de Julho, a Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), realiza bloqueios de via, de maneira temporária, próximo ao horário de pico da maré. “Esses bloqueios ocorrem, principalmente em trechos da avenida Acrísio Cruz e também há atenção às ruas adjacentes, como as ruas Guilhermino Rezende e Laura Fontes, entorno da Praça da Imprensa. Esse bloqueio auxilia condutores e reduzem impactos aos estabelecimentos situados nessas localidades”, frisou o secretário Silvio Prado. 

O monitoramento também ocorre na zona Norte da capital. “Nessa região a maré chega com um pouco de retardo, ocorrendo após cerca de 30 minutos. Nossas equipes orientam os moradores para a preservação de bens materiais e redução de riscos”, acrescentou. 

Na terça-feira, 9, a maré chegará a 2,3m, às 16h49. Para atendimento à população, a Defesa Civil poderá ser acionada através do serviço emergencial 199, que funciona 24h.