SES

PIxabay

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), unidade gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), contabilizou de 31 de janeiro a 02 de fevereiro, 113 atendimentos às usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 41 internamentos, que resultaram em 29 partos e 72 pacientes receberam alta  após avaliação ou foram liberadas para o pré-natal, é o que aponta a estatística do balanço da MNSL, divulgada nesta segunda-feira, 03.

 Durante o final de semana, seis pacientes foram transferidas para maternidades com perfil de risco habitual, destes, três para a maternidade Santa Izabel e três para Nossa Senhora do Socorro. Além disso, foram realizados dois atendimentos no Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual, sendo um atendimento a menor de idade e outro a maior de idade. Informou a gerente de Admissão da MNSL, Adhara Shuamme.  

Ela explicou que é importante que a vítima de violência sexual procure atendimento nas primeiras 72 horas. “Conseguimos realizar nesse prazo, medidas preventivas para evitar doenças sexualmente transmissíveis ou gravidez indesejada. Para isso damos a pílula do dia seguinte, o coquetel retroviral do HIV e das hepatites”, observou Adhara.  

A MNSL conta com uma equipe multiprofissional e qualificada, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e demais membros de apoio assistencial, que trabalham porta aberta, durante 24h, de domingo a domingo. A MNSL fica localizada na Avenida Tancredo Neves, 5.700, é a referência para as vítimas de violência sexual, tanto na capital quanto no resto do estado. O telefone de contato para o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da MNSL é (79) 3225-8679.