NE Notícias

NE Notícias / Montagem

O sistema vai tentar criar, com apoio de parte significativa da imprensa, a terceira via, mas, pelo menos por enquanto (há muitos meses), o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) continuam mandando e desmandando na política brasileira.

No Nordeste. Bolsonaro tem aliados importantes no Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Ceará. Lula tem palanques assegurados no Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Sergipe e, talvez, até dois no Maranhão.

NORDESTE, POR ESTADO:

ALAGOAS

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB) dividem forças.

Renanzinho, filho do senador, é governador e maior líder político da Terra dos Marechais.

O deputado federal Isnaldo Bulhões, que pretende ser candidato a governador, se aproxima de Lula.

Além de Arthur Lira, Bolsonaro conta, no Estado, com o apoio do senador Fernando Collor de Mello (PROS).

Quem também pode se aproximar de Bolsonaro é o atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas – JHC (PSB)

BAHIA

Bolsonaro conta com o ministro (deputado federal licenciado) João Roma (Republicanos), que tende a romper com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM-União Brasil) para disputar o Governo do Estado.

Lula tem o apoio do PT, que é forte no Estado. O governador Rui Costa, bem avaliado, está em fim de mandato e pode disputar a próxima eleição para o Senado. O Governo pode ser disputado entre o senador Jaques Vagner, que já foi governador, ACM Neto e João Roma. Quem também quer disputar o Governo é o senador Otto Alencar (PSD), que faz oposição a Bolsonaro.

Para tentar se cacifar na Bahia e, ao mesmo tempo, ajudar a João Roma, Bolsonaro quer passar para o ministro a autoria do Auxílio Brasil, seu programa social que substitui o Bolsa Família.

CEARÁ

O Estado tem um pré-candidato a presidente da República: Ciro Gomes (PDT).

O governador Camilo Santana (PT), bem avaliado, está em fim de mandato e é apoiado pelos Gomes – Ciro e o senador Cid Gomes.

No Ceará, o PDT é o partido mais forte e seu pré-candidato a presidente da República bate, dura e permanentemente, em Lula.

O MDB, do ex-senador Eunício Oliveira, apoia Lula.

No Ceará, o deputado federal Capitão Wagner (PROS) pode disputar o Governo e apoia Bolsonaro.

MARANHÃO

O presidente do PL e deputado federal Josimar Maranhãozinho apoia Bolsonaro e pretende disputar o Governo do Estado.

O governador Flávio Dino (PSB), bem avaliado, em fim de mandato, e o senador Weverton Rocha (PDT) apoiam Lula.

No Estado, o MDB é liderado pela família Sarney, que ainda não decidiu quem apoiar.

PARAÍBA

O CIDADANIA é partido forte no Estado, mas o governador João Azevêdo, que é da legenda, já indicou que apoiará Lula.

O prefeito de João Pessoa, capital do Estado, Cícero Lucena (PP), apoia o atual governador, mas ainda não disse quem apoiará para presidente da República.

Para a imprensa estadual, se Bolsonaro se filiar ao PP, haverá uma debandada, com a saída do prefeito de João Pessoa, o deputado Aguinaldo Ribeiro e a senadora Daniella Ribeiro. Os três ainda não se manifestaram.

Atualmente, apoiam Bolsonaro os deputados Wellington Roberto (PL), Efraim Filho (União Brasil) e Hugo Motta (Republicanos). Falta saber se apoiarão o atual presidente na próxima campanha eleitoral.

Na Paraíba, os mais afinados com Bolsonaro são os deputados estaduais Wallber Virgolino (Patriota), Cabo Gilberto (Patriota) e o ex-candidato à prefeitura de João Pessoa, Nilvan Ferreira (PTB).

PERNAMBUCO

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), se aproxima de Lula. Sua namorada, a deputada federal Tabata Amaral, diz que o “PT odeia racismo, dependendo do agressor”.

Lula esteve no Estado recentemente.

Politicamente, a situação no Estado é complicada.

PIAUÍ

O ministro mais forte do governo, Ciro Nogueira (PP), pode lançar a ex-mulher, Iracema Portella (PP), candidata a governadora, sustentando palanque para Bolsonaro.

Quem também apoia Bolsonaro é o prefeito de Parnaíba, segunda maior cidade do Estado, Mão Santa (DEM).

No Estado, apoiam Lula o governador Wellington Dias (PT) e o também petista Rafael Fernandes, pré-candidato a governador.

RIO GRANDE DO NORTE

Dois ministros podem disputar o cargo de governador: Fábio Faria (PSD), da Comunicação, e Rogério Marinho (vai para o mesmo partido em que se filiar o presidente, do Desenvolvimento Regional.

Quem for para a disputa terá que enfrentar a governadora Fátima Bezerra (PT), pré-candidata à reeleição.

SERGIPE

Não é necessário comentar, a não ser dizer que se engana quem coloca o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), entre os futuros apoiadores de Ciro Gomes (PDT), pré-candidato a presidente da República.