O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou trocar de aeronave na manhã de quinta-feira (2), no Pará, após um problema técnico no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que o transportava para a Ilha do Marajó. O incidente ocorreu em solo, no aeroporto de Belém.

Em entrevista, o presidente relatou o ocorrido. “Fui pegar o avião para ir para o Marajó e teve um problema no motor. […] E eu só tinha que agradecer a Deus porque podia ter tido um problema quando eu estivesse no ar”, contou Lula [vídeo mais abaixo].
“Nós tivemos que descer do avião, com risco de o avião pegar fogo.”
Presidente Lula
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou o incidente, informando que, “por precaução e seguindo protocolos de segurança, a FAB optou por utilizar uma aeronave reserva”. O comunicado classificou o ocorrido como um “problema técnico-operacional” identificado durante os procedimentos de acionamento dos motores.
Após o susto, Lula e a comitiva seguiram viagem em outra aeronave, do modelo Brasília.
Não é a primeira vez que o presidente enfrenta problemas com aviões oficiais. Em outubro de 2024, o avião presidencial VC-1 apresentou uma falha após decolar do México e precisou voar em círculos por horas para queimar combustível antes de pousar.
NE Notícias, com informações da Agência Brasil
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.