Durante visita oficial à Indonésia, na madrugada desta quinta-feira, 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que disputará as eleições presidenciais de 2026. O petista afirmou que se candidatará a um quarto mandato e, caso eleito, trabalhará para fortalecer as relações entre os dois países.

“Vou disputar um quarto mandato no Brasil. Digo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes. Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja por demais valorosa”, declarou o presidente.
A afirmação vai contra uma promessa feita em 2022, quando Lula disse que não buscaria a reeleição. “Não vou ser o presidente da República que está pensando na sua reeleição. Vou ser o presidente que vai estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo, tinindo”, disse na época.
A declaração de agora ocorre em meio à recuperação da popularidade do governo ao longo deste ano, com pesquisas de intenção de voto indicando que Lula lidera os cenários para a eleição do próximo ano.
No próximo domingo, 26, Lula deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir as tarifas comerciais e as medidas impostas pelos EUA a autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Veja fala do presidente:
NE Notícias, da redação
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.