NE Notícias

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025.

Agente de Combate às Endemias (ACE) da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe
SMS/Divulgação

Segundo o levantamento, nove municípios de Sergipe apresentam alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue: Cedro de São João (4,0), Barra dos Coqueiros (4,1), Riachão do Dantas (4,3), Malhador (4,6), Santa Luzia do Itanhy (4,8), Itabaiana (5,5), Cumbe (6,1), Simão Dias (6,3) e Nossa Senhora da Glória (6,6).

Outros 44 municípios estão em situação de médio risco e 21 apresentam baixo risco. Apenas um município não realizou o levantamento. O índice satisfatório varia de 0 a 0,9; o de médio risco de 1,0 a 3,9; e o de alto risco, acima de 4,0.

Prevenção

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. O mosquito deposita seus ovos em qualquer recipiente que acumule água, como vasos de plantas, pneus e reservatórios, sendo necessário intensificar as medidas preventivas em casa e na vizinhança.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

A vacinação contra a dengue segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima, destinada a crianças entre 10 e 14 anos, conforme critérios do Ministério da Saúde. O imunizante quadrivalente protege contra os quatro principais sorotipos virais da doença.

Apesar da circulação do carro fumacê, essencial para combater o mosquito na fase adulta, a SES reforça que é fundamental manter os cuidados preventivos no dia-a-dia.

Ações de prevenção contra a dengue
Arte|Agência Brasil

Sintomas

A infecção pelo vírus da dengue pode causar febre, dor de cabeça e dores no corpo. Em caso de sintomas mais severos ou específicos, a orientação é procurar imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima para avaliação médica.

Importante: a automedicação é arriscada. Anti-inflamatórios e medicamentos com ácido acetil salicílico são contraindicados para pessoas com dengue, pois aumentam o risco de sangramentos e complicações.

Cuide-se!


NE Notícias, com informações da SES