Prefeitura de Barra dos Coqueiros

Comprometido com a valorização dos profissionais de diversas classes, o prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, sancionou a Lei Municipal Nº 1107/2022, que garante o reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. O ato ocorreu no gabinete da Prefeitura Municipal, nesta segunda-feira, 1º, e contou com a presença de representantes da categoria.

No dia 19 de julho, a Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, aprovou o Projeto de Lei que autorizou o pagamento do piso salarial aos agentes comunitários da Barra. Com valor de R$ 2.424,00, que equivalem a dois salários mínimos, o piso está previsto na Emenda Constitucional Nº 120/2022.

Moema Costa/SECOM

Para a presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Barra dos Coqueiros, Maria Solange Carvalho, com a assinatura da lei, a sensação é de dever cumprido. “O dia de hoje representa uma grande vitória para a nossa categoria. É um dia de alegria. Nós estamos nessa luta há anos, indo a Brasília, correndo atrás dos nossos senadores e deputados, para a concretização da lei nacional que garante o nosso piso”, afirma.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Radamés Oliveira, também reforça que a assinatura da lei é uma grande vitória para a categoria, atualmente composta por aproximadamente 70 agentes de saúde e endemias e que trabalham 40 horas semanais. Ele destaca também que a Barra dos Coqueiros paga o piso salarial nacional desde 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Muitas Prefeituras do Estado de Sergipe ainda não pagam o piso nacional, sequer pagam um salário mínimo a um agente. Enquanto isso, aqui na Barra, garantimos com o prefeito Alberto o pagamento de dois salários mínimos. Ele cumpriu o que prometeu, pois nos reunimos várias vezes para tratar de nossa reinvindicação”, relata Radamés Oliveira.

“Nós trabalhamos o dia todo, enfrentamos sol e chuva, e, infelizmente, muitos gestores públicos não reconhecem o nosso trabalho. Mas, hoje, o prefeito Alberto, com a assinatura desta lei, mostrou que reconhece o nosso trabalho. Então, hoje agradecemos por ter cumprido o papel de um bom gestor”, completa o vice-presidente do sindicato.

“Sei da importância da saúde para o nosso município. Os agentes comunitários realizam um trabalho fundamental na Barra. Então, faço questão de honrar com o compromisso de pagar o piso da categoria, valorizando, assim, estes servidores públicos que fazem a diferença com o cuidado do bem-estar e saúde da população barracoqueirense”, enfatiza o prefeito.