MP Sergipe

O Ministério Público Eleitoral (MPE) obteve liminar favorável em representação oferecida, por meio da Promotoria Eleitoral da 34ª Zona, à Justiça Eleitoral para que o Instituto Franca de Pesquisa e Assessoria suspenda a pesquisa eleitoral SE-03972/2020 relativa às eleições municipais de Nossa Senhora do Socorro. De acordo com o MPE, foram constatadas informações contraditórias que afetam a credibilidade da pesquisa e a publicação dos resultados antes da apuração geraria um prejuízo irreparável para os pré-candidatos.

Após consulta no Sistema PesqEle, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MPE identificou que o referido Instituto informou que entrevistou 583 pessoas, em todo o território da 34ª Zona Eleitoral, através da metodologia de “realização de entrevistas pessoais aplicadas no domicílio” e por meio do modelo de “questionário estruturado”, com 13 itens para serem respondidos, em dois dias e sem contratantes.

“O que chamou a atenção na pesquisa é que com a abrangência no município inteiro, que tem 156Km², com 583 entrevistas, realizadas em domicílios, com um questionário complexo com 13 questões, foi concluída em apenas dois dias (21/08/2020 a 22/08/2020 / PesqEle). Além disso, a despeito da imensa logística de recursos humanos e materiais necessários para se concluir um trabalho desses em dois dias, o custo declarado foi de apenas R$5 mil e sem que houvesse contratantes. Embora a metodologia declarada tenha sido de ‘entrevistas pessoais aplicadas no domicílio’, em outro campo do formulário foi declarado que ‘para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores devidamente treinada para a realização das ligações telefônicas e supervisores contratados’”, destacou o promotor eleitoral Sandro Luiz da Costa.

Na liminar, a Justiça Eleitoral também determinou que a empresa deverá encaminhar, no prazo de 48h, para os autos: o relatório detalhado e completo descrevendo a metodologia e o sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados subscrito do estatístico responsável pela referida pesquisa; identificação completa (com nome, endereço, e-mail, número celular, vínculo e função de todos os recursos humanos utilizados na referida pesquisa); considerando o tamanho da amostra, requer todos os 583 formulários utilizados como fonte da pesquisa, resguardada apenas a identificação do entrevistado, mas identificando o entrevistador responsável; todas planilhas, mapas ou outros documentos utilizados na referida pesquisa; descrição detalhada de todo custo da pesquisa com recursos material, humanos, entre outros.

Ministério Público Eleitoral

Ministério Público Eleitoral é composto por membros do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual. Os promotores eleitorais são promotores de Justiça que exercem as funções por delegação do MPF.


Decisão Representação Pesquisa Eleitoral N. Sra. do Socorro

Representação Pesquisa Eleitoral N. Sra. do Socorro